Santuário Aparecida: comemorações da 52ª Festa da Padroeira vão até 12 de outubro

De acordo com o pároco e reitor do Santuário, padre Acácio Evêncio de Oliveira, esse é um “momento de agradecer as tantas graças recebidas através da intercessão da Nossa Senhora Aparecida”, que é padroeira do Brasil

O Santuário Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Bonsucesso, promove desta sexta-feira (1° outubro) até o dia 12 deste mês a 52ª edição da Festa da Padroeira. Trata-se de uma ação que une fé e festividades, e que deve movimentar a comunidade local.

De acordo com o pároco e reitor do Santuário, padre Acácio Evêncio de Oliveira, esse é um momento de agradecer “as tantas graças recebidas através da intercessão da Nossa Senhora Aparecida”, que é padroeira do Brasil.

“Essa celebração do dia dela, em 12 de outubro, para nós é fundamental porque reúne a comunidade, traz gente de outras comunidades que também são devotos, e, de fato, o povo é muito fiel a essa devoção”, afirma Acácio. “A maternidade divina de Maria continua nos deixando admirados e cada vez mais próximos desse amor de mãe”.

O pároco ressaltou a necessidade de retirar senha para participar presencialmente das celebrações; essa é uma medida adotada em meio às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, que limita a presença de público. “Sempre obedecemos aos decretos para não nos contaminarmos com o coronavírus e nem contaminarmos outras pessoas”, pontua.

O presidente do Conselho Paroquial do Santuário, Geovane Albuquerque, destaca a realização de duas romarias. Primeiro, no dia 3, com ciclistas, às 9h, e depois no dia 10, no mesmo horário, com motociclistas; a saída ocorre em frente ao Fórum de Guarapuava.

“Nessas duas romarias é trazida a imagem da Nossa Senhora Aparecida, conduzida na frente e as pessoas vão em oração atrás”, afirma Albuquerque. Também ocorre no dia 11, após a missa da noite, a procissão luminosa.

O pároco ressaltou a necessidade de retirar senha para participar presencialmente das celebrações (Douglas Kuspiosz/Correio)

PROGRAMAÇÃO
Até o dia 11 de outubro serão realizadas as celebrações das dozenas, com missas diárias às 6h (presencial) e 19h30 (presencial, drive-in e online).

A exceção será os domingos – dias 3 e 10 -, quando as celebrações ocorrerão às 7h30 (sem necessidade de senha), 9h (presencial e online) e às 19h30 (presencial, online e drive-in). No último domingo também será realizada a Coroação de Nossa Senhora, logo após a missa da noite – é possível acompanhar de maneira presencial, online ou pelo drive-in.

Em 12 de outubro, Dia da Padroeira, a programação será mais extensa, com missas às 6h e 8h (presenciais), 10h (presencial e online) e 19h30 (presencial, online e drive-in); às 15h (presencial) e às 17h (presencial e online) será feita a consagração.

A programação da 52ª Festa da Padroeira também traz o lado gastronômico, com lanches e quitutes comercializados diariamente; no dia 10 haverá um almoço especial e, no dia 12, será vendido churrasco. Os alimentos são apenas para retirada, sem opção de consumo no local.

“Convidamos o povo que venha celebrar conosco esse momento solene, festivo, que já é há 52 anos celebrado aqui de forma oficial. O povo tem uma grande devoção à Nossa Senhora Aparecida”, acrescenta o padre Acácio.

SERVIÇO
Para participar das celebrações é necessário retirar senha antecipadamente na secretaria paroquial, localizada na rua Alípio Marcondes, 210, no bairro Bonsucesso. O telefone para contato é o (42) 3624-1991.