Sábados Literários 2021 debaterão a Literatura de Língua Espanhola

As inscrições para os Sábados Literários são gratuitas e podem ser feitas pelo site de eventos da Unicentro. Os encontros são realizados via Google Meet, sempre às 14h, com transmissão pelo YouTube

Sábados com acento espanhol. Em 2021, o tradicional projeto de extensão Sábados Literários, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), prioriza as literaturas de língua espanhola na programação online de sua nona edição.

“Nós decidimos fazer os Sábados Literários deste ano totalmente dedicado à literatura de língua espanhola por conta, infelizmente, de uma certa desvalorização do idioma no Brasil. A gente vai ter a presença da pujança da literatura não só produzida na Espanha, mas a produzida em todos os países que têm como língua mãe o espanhol. Eu acho que conhecer a literatura de outros países e outros povos é muito importante para fazer reverberar na nossa”, discorre o coordenador do projeto, professor Edson Santos Silva.

As inscrições para os Sábados Literários são gratuitas e podem ser feitas pelo site de eventos da Unicentro (link: www3.unicentro.br/eventos/sabados-literarios/). Os encontros são realizados via Google Meet, sempre às 14h, com transmissão pelo YouTube, no canal Sábados Literários Unicentro (link: encurtador.com.br/ehvJS).

ORGANIZAÇÃO
Além de Silva, em 2021 o projeto conta com outros dois docentes na organização, Valdir Olivo Júnior e Adriana Binati Martinez, que lecionam Literaturas de Língua Espanhola no Departamento de Letras do campus Irati (a 100 km de Guarapuava, no Paraná).

Olivo destaca que o tema é importante na medida em que o Brasil compartilha muitas semelhanças com os países vizinhos que têm o espanhol como idioma oficial. “É uma discussão que eu vejo como fundamental para a gente se entender como latino-americanos”, diz. O docente também fará uma exposição nos Sábados Literários, abordando o escritor argentino Jorge Luis Borges e a tradição literária, cultural e histórica que é trazida à luz nas obras desse autor.

Por sua vez, Martinez escolheu a narrativa argentina contemporânea da autora Mariana Enríquez. “O terror social que escolhi como recorte para apresentar na edição dos Sábados Literários deste ano é apenas uma possibilidade de leitura de sua prosa que, espero, os demais se sintam convidados a conhecer”.

Programação completa do evento online (Foto: Divulgação)

ABERTURA
A abertura dos Sábados Literários 2021 está marcada para este sábado (27 de março), com a presença virtual do professor Antonio Esteves, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), falando sobre o poeta e dramaturgo espanhol García Lorca.

Ao todo, serão dez encontros que versarão sobre autores importantes para as literaturas de língua espanhola e sobre temas que constituíram a história da literatura na América Latina.

Aliás, alguns encontros contarão com a participação de pesquisadores de universidades estrangeiras, caso do professor Rene Vijarra, da Universidade de Córdoba, na Argentina; da professora Adriana Suarez, também da Argentina; e, da Universidade de Mendonça, a escritora Maria Lojo.

SERVIÇO
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (42) 99960-8686; ou e-mail ([email protected]); e página oficial.