Regional de Guarapuava vai receber mais 3.862 vacinas contra Covid-19
De acordo com a Sesa, o Paraná começou nesta quarta-feira (28) a distribuir 85 mil doses dos imunizantes
O Paraná iniciou na tarde desta quarta-feira (28) o envio de 85 mil vacinas contra a Covid-19 para as 22 Regionais de Saúde do Estado. As doses são da CoronaVac/Butantan, destinadas à primeira aplicação (D1) e fazem parte da 32ª Remessa do Ministério da Saúde, composta por 649.420 vacinas (mas apenas 20% para D1). A 5ª Regional de Saúde, que tem Guarapuava como sede, vai receber 3.862 unidades.
As doses fazem parte do pacote de 170 mil CoronaVacs do envio realizado ao Paraná nesta terça-feira (27), mas serão repassadas aos municípios respeitando o esquema vacinal completo, com metade para D1 agora e metade para segunda dose (D2) daqui a duas semanas, ou seja, as outras 85 mil ficarão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).
Do lote integral deste envio do governo federal o Estado já recebeu 531.250 doses, entre 170 mil CoronaVac e 298.250 AstraZeneca, restando somente a chegada de 118.170 da Pfizer/BioNTech, que devem pousar no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, às 19h10 desta quarta-feira (28).
Dentre as vacinas da Pfizer, 50.310 doses são destinadas à D1 e 67.860 à D2 dos grupos de pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas, atendidas com a D1 no primeiro semestre. Considerando que essas mais de 50 mil doses D1 chegam à noite, a Secretaria de Saúde já preparou a logística de distribuição dos imunizantes para essa quinta-feira (29), possibilitando que os municípios tenham mais doses disponíveis para a primeira aplicação.
“Dessa vez tivemos que dividir as entregas por causa da logística do governo federal. Distribuímos nesta quarta tudo o que recebemos na terça e a partir de quinta o que chegar nesta quarta. Todas as primeiras doses serão direcionadas para acelerar a imunização nos públicos que ainda não receberam a vacina”, disse o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.
As vacinas da AstraZeneca são destinadas exclusivamente para a D2, aos grupos de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do transporte aéreo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento e forças armadas. Essas doses serão enviadas na próxima semana.