Regional de Guarapuava vai receber 7.005 doses da AstraZeneca nesta sexta (16)

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os imunizantes são destinados à população em geral

A 5ª Regional de Saúde, que tem Guarapuava como sede, vai receber 7.005 doses do imunizante produzido pela Fiocruz/AstraZeneca/Oxford nesta sexta-feira (16). Trata-se do lote com 235.500 vacinas que chegou no Paraná nesta quinta-feira (15), e que dará continuidade à vacinação da população em geral. 

Parte dessa remessa – 45 mil unidades – será exclusiva para moradores de quatro cidades da região de fronteira para controlar o avanço da variante delta – Foz do Iguaçu, Guaíra, Santo Antônio do Sudoeste e Barracão.

Dessa maneira, o Estado dá sequência à vacinação por faixa etária, que está, na maioria dos 399 municípios, na casa de 30 ou 40 anos. A remessa tem também um quantitativo de reserva técnica que deve ser utilizada para perdas físicas ou quebra de frascos.

As doses serão levadas de caminhão ou carro para nove Regionais de Saúde (Paranaguá, Metropolitana, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão e Telêmaco Borba) e de avião para outras 13 (Cascavel, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Londrina, Apucarana, Maringá, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Toledo e Ivaiporã).

Até o momento, o Ministério da Saúde já entregou ao Estado cerca de 8,5 milhões de imunizantes, sendo que 6.810.284 doses já foram aplicadas nos paranaenses, entre primeiras (5.063.987) e segundas doses/doses únicas (1.746.297).

Com isso, o Paraná alcançou a marca de 20% da população imunizada contra o vírus. Também continua a ser o terceiro que mais vacinou a população em geral (pessoas que não pertenciam a nenhum grupo prioritário).

Esta última remessa do Ministério conta com um montante de 4.006.500 doses para os estados, exclusivas da Covishield. A pasta entregou, em todo o País, 153.285.832 doses, sendo que 82,1 milhões de pessoas já receberam pelo menos uma dose de imunizante. Nos próximos dias deve ocorrer a distribuição de novas remessas que chegaram ao governo federal nesta semana.