Regional de Guarapuava receberá mais 18.145 doses da AstraZeneca

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as vacinas, que começaram ser distribuídas nesta sexta-feira (28), fazem parte da 21ª pauta do Ministério da Saúde e são destinadas à primeira dose (D1)

A 5ª Regional de Saúde (RS), que tem sede em Guarapuava, vai receber mais 18.145 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz. Trata-se da 21ª pauta do Ministério da Saúde (MS), que começou a ser distribuída às Regionais nesta sexta-feira (28).

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), todas as vacinas são destinadas à primeira dose (D1). O imunizante da AstraZeneca inclui o grupo de comorbidades e pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte aéreo e portuários, forças de segurança, salvamento e Forças Armadas e da educação. 

A pauta do MS também contempla mais 37.440 unidades da Pfizer/BioNTech, que serão repassadas a 21 municípios na segunda-feira (31 maio). Esse imunizante, além de pessoas com comorbidades e deficiência permanente, também inclui gestantes e puérperas com comorbidades. Guarapuava vai receber 1.170 doses. 

“É um processo contínuo, que busca fazer com que as vacinas cheguem o mais rapidamente possível ao braço dos paranaenses. A orientação é para vacinar, vacinar e vacinar. Somente assim garantiremos a proteção total contra o vírus”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

APLICAÇÃO

De acordo com o vacinômetro nacional, o Paraná aplicou 3.532.642 doses de vacina contra a Covid-19 até essa quinta-feira (27). Ao todo, o Estado já recebeu 5.295.190 doses do governo federal.