Provas do Vestibular 2024 da Unicentro são aplicadas em oito cidades do Paraná, hoje (15)

Ao todo, 6.327 estudantes de diversas regiões participaram do processo seletivo para disputar uma das 1.326 vagas ofertadas, distribuídas em 42 cursos de graduação

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) aplicou o Vestibular 2024 em oito cidades do Paraná, neste domingo (15).

Segundo informações, milhares de estudantes compareceram aos locais de prova em Guarapuava, Irati, Cascavel, Chopinzinho, Coronel Vivida, Londrina, Pitanga e Prudentópolis.

Ao todo, 6.327 estudantes de diversas regiões participaram do processo seletivo para disputar uma das 1.326 vagas ofertadas, distribuídas em 42 cursos de graduação. Uma delas foi a Ana Júlia Carneiro, que é da cidade de Castro e pretende cursar Medicina Veterinária. “Gosto dessa área e me preparei com o cursinho o ano inteiro, estudei principalmente Física e Química, que tenho mais dificuldade”, afirma.

Para muitos estudantes, o vestibular foi o primeiro passo para a realização de um sonho. No caso da Geovana Bonassoli, a meta é cursar Medicina em uma universidade pública. “É um sonho que eu tenho desde pequena. Tenho estudado muito e hoje estou me sentindo preparada, apesar do nervosismo”, conta a estudante, que é de Ponta Grossa e realizou a prova em Irati.

AUSENTES

Neste ano, o Vestibular da Unicentro teve um índice de ausentes de 7,93%, o mais baixo dos últimos quatro anos.

Para o reitor Fábio Hernandes, é uma alegria ver a grande procura pelos cursos da Unicentro e receber os aprovados na sua nova casa pelos próximos anos. “Nós estamos muito felizes e esperando os nossos futuros estudantes das nossas mais de 60 ofertas distintas. Estamos bastante felizes com a procura e esse estudante que está chegando na nossa Unicentro pode ter a certeza que é uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Uma universidade onde seus cursos estão todos acima da média nacional e são cursos de excelência, que formam grandes profissionais e grandes cidadãos”, celebrou o reitor.

PROVA

Os candidatos tiveram cinco horas para responder as 60 questões de múltipla escolha e escrever uma redação, que deveria ser redigida em um dos três temas propostos. O primeiro tema trazia uma reportagem sobre o futuro do trabalho na era da Inteligência Artificial e convidava os vestibulandos a responderem à seguinte questão: “À medida que a tecnologia avança, o que podemos esperar da integração entre humanos e máquinas?”.

Também com base em uma reportagem, os candidatos que escolheram o segundo tema poderiam elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre as ações a serem implementadas pelas políticas públicas de promoção de saúde para que o terceiro Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU seja alcançado, ou seja, a garantia da saúde e do bem-estar de toda população.

Já na terceira opção, o candidato deveria ler um texto e analisar uma charge para escrever uma redação sobre o que fazer para limitar os efeitos das altas temperaturas na saúde, nos ecossistemas e na economia.

RESULTADO E GABARITO

Depois de finalizadas as provas, os candidatos aguardam o resultado do processo seletivo, que será divulgado no dia 1º de dezembro, junto com o boletim de desempenho.

O gabarito provisório está previsto para ser publicado no site e redes sociais da Unicentro na tarde de segunda-feira (16).

******Com reportagem da Coorc Unicentro