Projeto ‘Limpa Rio’ leva desassoreamento às margens e leitos dos principais rios de Guarapuava

A ação faz parte do programa Pé na Patrola e concentra-se no desassoreamento de 25 km de extensão dos principais rios e córregos de Guarapuava

A Secretaria de Obras, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, iniciou nesta terça-feira (11), a operação “Limpa Rio’’. A ação faz parte do programa Pé na Patrola e concentra-se no desassoreamento de 25 km de extensão dos principais rios e córregos de Guarapuava.

“É um problema sério que vem causando muitos transtornos e graves prejuízos aos moradores do entorno dos rios. É um trabalho grande, extenso e só iniciamos hoje essa grande operação, porque dependíamos da licença ambiental que foi liberada pelo IAT, para imediatamente iniciar os trabalhos que ocorreram em vários pontos da cidade”, destacou o prefeito Celso Góes.

“Esse trabalho que estamos realizando é de prevenção. Acreditamos que essas intervenções nos rios da cidade serão necessárias para evitar enchentes nos períodos com grande volume de chuvas”, complementou o secretário de Obras em exercício, Eliseu João da Silva.

O objetivo da iniciativa é evitar enchentes e alagamentos nas ruas e residências próximas aos rios. Com todos os cuidados para prevenir o contágio do novo coronavírus, as equipes da Secretaria de Obras estão concentradas na limpeza e desassoreamento do canal, no trecho do Rio Cascavelzinho, ao longo da avenida Aragão de Mattos Leão Filho.

POPULAÇÃO
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, as ações que previnem alagamentos na cidade, podem ser minimizadas pela conscientização da população, com o descarte correto dos resíduos e entulhos. “Este trabalho tem um efeito significativo quando a população contribui com a Prefeitura, evitando jogar todo tipo de resíduos, como pneus, eletrodomésticos, entre outros, nos rios e esse acúmulo pode causar problemas gravíssimos para o nosso município”, reforçou.

A operação iniciada nesta terça-feira se estenderá pelo prazo estimado de 40 dias. Os próximos pontos para desassoreamentos e limpezas serão nas regiões do Boqueirão e Concórdia.