Projeto Feridas promove lançamento de e-book interativo sobre o tratamento de feridas crônicas e complexas

O evento será realizado às 10 h desta sexta-feira (17), na Unidade Escola de Enfermagem, no campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste

Nesta sexta-feira (17), o projeto Feridas do Departamento de Enfermagem, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), promove o lançamento de um guia prático sobre o tratamento de feridas crônicas e complexas. O e-book conta com as mais atualizadas evidências científicas sobre o assunto, além de dicas e respostas a dúvidas comuns no cotidiano das práticas.

O evento será realizado às 10 horas, na Unidade Escola de Enfermagem, no campus Cedeteg da Unicentro.

Nos últimos 12 anos, o projeto Assistência Básica e Avançada de Feridas Crônicas vem atendendo pessoas com ferimentos que não cicatrizam após três meses. Considerado um problema complexo de saúde pública, o tratamento de feridas crônicas demanda muito estudo e pesquisa, visto que o ferimento geralmente é reflexo ou sintoma de algo mais complicado que está por trás e que não foi bem manejado.

“O problema é tão complexo e pouco compreendido que nos levou a dar inúmeros cursos de qualificação profissional em todo Paraná e devido a necessidade de qualificar o cuidado para esse problema tão complexo e ao mesmo tempo banalizado, elaboramos um e-book interativo voltado a profissionais de saúde”, conta a docente do Departamento de Enfermagem e coordenadora do projeto, Carine Teles Sangaleti Miyahara, que há 25 anos trabalha com a temática.

Mais de 800 pessoas já foram atendidas pelo projeto, totalizando mais de 22 mil atendimentos, com feridas que variam de 3 meses a 57 anos sem fechar. O percentual de alta por cura dos pacientes é de 80%, o restante segue o tratamento e são motivo de estudos dos integrantes do ambulatório.

Conjuntamente, a Direção do Campus Cedeteg e o Departamento de Enfermagem também farão a inauguração da Sala de Vacinas, para atendimento da população, e do Posto de Coleta de Leite Humano, para a orientação e promoção do aleitamento materno.

SERVIÇO

  • Lançamento do e-book “Feridas Crônicas: Guia Prático”
  • Inauguração da Sala de Vacinas
  • Inauguração do Posto de Coleta de Leite Humano
  • Data: 17 de dezembro – 10h
  • Local: Unidade Escola de Enfermagem – Campus Cedeteg – Unicentro