Programa A União Faz a Vida é apresentado em Guarapuava

Na programação, lideranças da cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP, falaram sobre impactos promovidos pelo Programa A União Faz a Vida nos educadores, crianças e comunidades

Na terça-feira (09/05), lideranças da Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava, Diretores dos CMEI´s (Centro Municipal de Educação Infantil) se reuniram no SEBRAE e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o principal programa de responsabilidade social da Fundação Sicredi.

Na programação, lideranças da cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP, falaram sobre impactos promovidos pelo Programa A União Faz a Vida nos educadores, crianças e comunidades.

“Durante o último ano, somente pela nossa cooperativa, promovemos a capacitação de 200 professores na metodologia específica, que leva conceitos de cidadania e cooperação, impactando mais de 1700 crianças e adolescentes”, comenta Fabio Peterlini, presidente da Sicredi Planalto das Águas PR/SP.

Criado em 1995, o Programa A União Faz a Vida faz parte das iniciativas de responsabilidade social da Fundação Sicredi, que apoiam o desenvolvimento local das comunidades, por meio das práticas de educação cooperativa. Sua metodologia propõe o aprendizado baseado no desenvolvimento de projetos, os quais têm como característica a pedagogia ativa e participativa, com ênfase nas interações, interesses e curiosidades dos alunos, além da contextualização das áreas de conhecimento aos elementos da realidade local de cada município e região.

O Programa a União Faz a Vida nasceu com o intuito de disseminar a essência do cooperativismo, com o propósito de alcançar o desenvolvimento social em suas regiões de atuação, bem como conscientizar a população acerca de seu potencial como agentes de transformação positiva da realidade.

Desde o seu lançamento, a iniciativa já alcançou, no território brasileiro, mais de 4,2 milhões de crianças e adolescentes, envolvendo mais de 200 mil educadores, mais de 3.900 escolas de 650 municípios em 15 estados. O Programa gera impactos significativos e transforma realidades por meio da educação. Desenvolvemos uma pesquisa com o objetivo de identificar quem já participou do programa, a fim de mensurar o impacto na vida destes ex-alunos.

Arlany Andrade – Coordenadora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Planalto das Águas (Foto: Assessoria)

SOBRE A FUNDAÇÃO SICREDI
A Fundação Sicredi tem o propósito de manter viva a essência do cooperativismo na cultura do Sicredi por meio das iniciativas educacionais, sociais, culturais e sustentáveis. Suas iniciativas e programas são voltados para gerar impacto positivo aos associados e nas comunidades.

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

O Programa A União Faz A Vida fará parte do Programa Municipal de educação empreendedora e Inovação, da Secretaria de Educação de Guarapuava.

Para saber mais sobre o Programa A União Faz a Vida, acesse www.aauniaofazavida.com.br.

CRER & SER
O Programa municipal de educação empreendedora e inovação, é o caminho da Secretaria de Educação para contribuir com a cidade a partir de um objetivo claro.

Para CRESCER precisamos Crer & Ser juntos, e assim construir um futuro melhor para todos. CRER que um mundo melhor é possível e que nosso futuro pode ser construído. E SER o que acreditamos, para transformar nossos sonhos em uma realidade. Para facilitar sua organização o programa está dividido em dois eixos:

O EducaUP é um eixo focado na formação do perfil empreendedor com hard e softs skill que ofereçam ferramentas para o desenvolvimento humano em todas suas dimensões.

E o InovaKids é um eixo que tem no seu DNA: inovação e a experimentação com o objetivo de criar uma cultura auxiliada pelo uso positivo da tecnologia e metodologias colaborativas.

Professora Jurema, contando a experiência do Programa A União Faz a Vida em Pitanga (Foto: Assessoria)
Deixe um comentário