Professores participam de formação sobre letramento digital em Guarapuava

Cerca de 180 professoras estiveram presentes no curso de capacitação “Trilha de Aprendizagem” que ocorreu durante três dias utilizando a plataforma EducaMais como recurso. participaram docentes dos terceiros e quartos anos da rede municipal

Nos dias 8, 9 e 10 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promove o curso de capacitação “Trilhas de Aprendizagem” com professores dos terceiros e quartos anos da Rede Municipal de Ensino. A Escola Municipal Antônio Lustosa de Oliveira recebeu aproximadamente 180 professoras que foram divididas em quatro grupos e trabalharam com as habilidades previstas no Referencial Curricular do Município e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com o suporte da plataforma EducaMais.

As palestras foram ministradas pela professora Dra. Elaine Caldeira, docente universitária e representante da plataforma EducaMais. Nos três dias de formação, Elaine abordou as habilidades necessárias dos estudantes, utilizando a plataforma como um recurso de formação no letramento digital.

“Acreditamos que investir nos recursos digitais para a educação é uma maneira estratégica de garantir que nossos estudantes estejam bem preparados para enfrentar os desafios futuros. Então é essencial que nossos professores estejam capacitados para colocar esses conhecimentos em prática, e as formações vem justamente para isso, para aprofundar a compreensão sobre as ferramentas e técnicas desta plataforma educacional”, destacou o secretário de Educação, Pablo de Almeida. 

O intuito da capacitação é promover as competências necessárias, embasadas na Base Curricular brasileira e na matriz do município, para que os alunos realizem as avaliações nacionais e elevem os índices educacionais guarapuavanos. Essas habilidades estão sendo desenvolvidas especialmente com o foco na Prova Brasil/ SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que avalia o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nas instituições de ensino bianualmente.

A ocasião contou com a participação das professoras dos terceiros e quartos anos, já que as responsáveis pelas turmas dos quintos anos, que devem realizar a prova SAEB entre outubro e novembro, participaram previamente de uma formação aliada ao projeto +Cinco. 

“O objetivo dessa formação é dar continuidade a trilha de formação com letramento digital e uso dos recursos disponibilizados na plataforma Educa Mais. Essa formação já foi oportunizada aos professores dos quintos anos no primeiro semestre e estamos dando sequência com os professores regentes dos terceiros e quartos anos. Na oficina os professores vão utilizar um dos recursos da plataforma que é o ‘gerador de atividades’, na organização e elaboração de itens avaliativos a partir das habilidades da BNCC e do currículo municipal”, explicou a assessora pedagógica da SME, Débora Voitena.

A assessora ainda esclareceu a forma que a plataforma vai contribuir com as professoras na preparação dos estudantes com o auxílio da tecnologia educacional. 

“Como ele se trata de uma trilha de formação de letramento digital, os professores farão uso da plataforma com uma ferramenta geradora de atividades. Que permite ao educador elaborar questões que ele pode imprimir dentro da plataforma para os seus alunos. Também com o outro recurso da plataforma que é o formulário, que permite os professores elaborar itens e atividades onde o aluno pode responder online com o uso do tablet”, frisou. 

A professora Daniele Boava, responsável por uma das turmas de quarto ano na Escola Municipal Padre Estanislau Cebula, contou com entusiasmo como foi a experiência de participar da capacitação articulada pela SME.

“A formação foi excelente. Momentos práticos como os de hoje nos ajudam muito e estar com pessoas capacitadas que nos passam essa técnica apropriada também é muito interessante. Foi um momento muito proveitoso”, finalizou a professora.

*Secom Guarapuava

Deixe um comentário