Procon e Vigilância Sanitária fiscalizam postos de combustíveis em Guarapuava

De acordo com a Prefeitura, 20 estabelecimentos foram fiscalizados desde a última quinta-feira (22)

Em uma ação conjunta, Procon e Vigilância Sanitária realizaram desde a última quinta-feira (22), uma fiscalização nos postos de combustíveis de Guarapuava.

Foram verificados 20 estabelecimentos em todo o município, incluindo os que operam à beira de rodovias. Os fornecedores foram lembrados da necessidade do cumprimento da Lei 18.619/2015 que proíbe abastecimento além do travamento da bomba. Esta prática pode gerar problemas de saúde ao frentista, tendo em vista que o excesso de combustível no tanque pode liberar gases tóxicos e cancerígenos.

Os proprietários também foram orientados para o cumprimento do decreto de transparência nº 10.634/2021. Essa legislação dispõe sobre a divulgação de informações aos consumidores referentes aos valores que compõem o preço dos combustíveis automotivos. Em relação aos preços praticados foram  solicitadas as notas fiscais dos combustíveis adquiridos e comercializados nos meses de fevereiro e março de 2021, para verificação dos preços cobrados.

A coordenadora do Procon, Luana Steche, lembra que o consumidor que se sentir lesado, constatando qualquer irregularidade, deve  reclamar junto ao Procon e ANP, pelo telefone  151 ou (42) 3621-4592.

“Fiscalizações como essas fazem parte do cronograma anual do Procon e serão realizadas de forma rotineira. O objetivo é zelar pelo cumprimento aos direitos dos consumidores”, concluiu Luana.

****Secom/Pref. de Guarapuava/com edição****

Deixe um comentário