Procon de Guarapuava realiza ações de orientação sobre golpes em idosos

Nesta quarta-feira (9), o encontro foi no CRAS I Xarquinho. Grande parte das reclamações de golpes junto ao Procon, são de pessoas com mais de 60 anos

Nesta semana, o Procon deu início a uma série de encontros com os grupos de idosos que se reúnem junto aos CRAS, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS). O objetivo é orientar este público sobre os principais golpes eletrônicos que vêm sendo aplicados, assim como maneiras de identificá-los e de se prevenir para não cair nessas armadilhas.

A iniciativa se deu em razão do registro diário de reclamações junto ao Procon, de pessoas vítimas de golpes pela internet, sendo que em sua maioria, têm mais de 60 anos. 

Desta forma, o Procon percebeu a necessidade de trabalhar de forma intensiva, apresentando como os golpistas atuam, desde a abordagem até a concretização do delito. A ação é uma maneira de prevenir golpes. Os assuntos são trabalhados de forma ilustrativa. “Nós estamos apresentando qual é a dinâmica do golpista, mostrando, inclusive, imagens das mensagens que eles (os idosos) podem receber. Estamos orientando também sobre o que eles precisam fazer quando estiverem de frente com uma situação dessa”, explicou Luana Esteche, coordenadora do Procon no município.

O Procon já havia realizado outros tipos de atividades de orientação por meio da internet e do rádio, mas concluíram que não era o suficiente. Agora, a nova ação vai focar em grupos isolados, começando com os idosos e trabalhando com um ou dois grupos semanalmente, para depois ser estendida para outros públicos.

Uma campanha de divulgação de golpes também será iniciada em breve pelo órgão de defesa do consumidor, com o uso de cards compartilhados nas redes sociais da prefeitura e do Procon, para alertar as pessoas e orientá-las.

*Secom Guarapuava

Deixe um comentário