Prefeitura de Guarapuava promove castração de animais de moradores da Vila Jordão

Somente na Vila Jordão, mais de 300 animais, entre cães e gatos, serão castrados

Com o intuito de oportunizar à população de baixa renda de Guarapuava e visando a qualidade de vida e o bem-estar animal, a prefeitura de Guarapuava iniciou nesta segunda-feira (9), as castrações gratuitas para cães e gatos dos moradores da Vila Jordão.

A ação da prefeitura é realizada por meio do Programa Pata, da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAG).  Além do bairro Jordão, o Castramóvel irá contemplar outras localidades do município nos próximos meses.

“Programas como este, são extremamente importantes para o nosso município. Pois sabemos que os animais em situação de rua, ou o aumento populacional desenfreado deles, acarreta problemas de saúde pública. Por isso, controlar a população animal é um ato de amor, mas também uma questão de saúde e qualidade de vida”, destacou o prefeito Celso Góes.

Na vila Jordão, as castrações serão realizadas de 8 a 11 de maio, durante o dia todo. No entanto, conforme a SEMAG, pela manhã, serão castrados os felinos, e à tarde, os caninos.

“Esta ação é muito importante para a população, principalmente a das regiões mais distantes da cidade. Então o prefeito Celso Góes, começou a organizar, após a UNICENTRO realizar uma pesquisa para identificar quantos animais existem transitando das casas para as ruas. Como foi identificado que essa população de animais é muito grande, em torno de 120 mil, isso nos deixou muito preocupados. Depois desta avaliação, logo que assumimos a SEMAG, articulamos junto ao prefeito para tratarmos com carinho dessa questão da causa. Pois além de pensar no bem-estar do animal, também é questão de saúde”, sublinhou o secretário da SEMAG de Guarapuava, Germano Toledo Alves.

“Eu fiquei muito feliz com esta ação. Pois pagar uma castração particular seria muito difícil. Esta então é uma ótima oportunidade para nós. Sem contar que agora posso ficar mais aliviada, sabendo que minha gatinha terá menos riscos de saúde”, comemorou Evelyn Cristina, moradora do bairro que levou sua gatinha para castrar logo no primeiro horário.

“O intuito do programa é castrar cães e gatos pertencentes às famílias de baixa renda e de protetores de animais. Com isso, levamos em conta também, a manutenção do controle populacional e a proliferação de zoonoses (doenças infecciosas transmissíveis)”, explicou a assessora da Secretaria de Meio Ambiente, Ivana Martins.

Vencedora da última licitação realizada por Guarapuava, a empresa Clínica Arca de Noé, do município de Pinhão/PR, é a responsável por realizar os procedimentos nos animais.

Além desta ação realizada na Vila Jordão, outros bairros serão contemplados, totalizando 24 regiões do município alcançadas. Mais de oito mil animais, entre cães e gatos, poderão ser castrados. O próximo bairro que será contemplado ainda este mês, será o São João. Os cadastros serão preenchidos entre os dias 16 e 19 de maio. Já as castrações serão realizadas entre 23 e 26 de maio.

*Secom Guarapuava

Deixe um comentário