Prefeito Celso Góes entrega projetos e solicita recursos ao Chefe da Casa Civil Guto Silva

Dez projeto de construção, reforma e revitalização foram entregues ao Chefe da Casa Civil do Paraná

Dez grandes projetos de construções, reformas e revitalizações foram entregues pelo prefeito Celso Góes ao secretário Chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, que esteve cumprindo agenda em Guarapuava nesta quinta-feira (14). A entrega ocorreu no Paço Municipal com a presença do vice-prefeito Samuel Ribas, vereadores, secretários municipais e dos deputados estaduais Cristina Silvestri e Artagão Junior. 

Os projetos, todos desenvolvidos pelo Cepluhg (Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava), são demandas de diversas secretarias e englobam melhorias para a cidade. 

“Nossa equipe do Cepluhg trabalhou duro para desenvolver esses projetos que são complexos e precisam de um olhar meticuloso. No material está tudo bem detalhado, inclusive com os recursos estimados, para que o governo possa avaliar e ter todas as informações necessárias para entender a relevância dessas obras e destinar os recursos solicitados”, explicou o prefeito. 

Além de fazer a entrega física dos projetos e protocolar no sistema do governo do estado, o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu, fez uma breve apresentação sobre eles. Os pedidos incluem a construção de uma nova UBS no Residencial 2000, a ampliação da Upa Primavera, a construção do Centro do Idoso, a revitalização da Avenida Rubens Siqueira Ribas, a construção da nova sede do SAMU e do Centro de Formação Continuada para educação de técnicos. “São poucos os municípios que tem isso, vi poucos lugares investirem em formação”, elogiou Guto Silva. 

O Chefe da Casa Civil também parabenizou o prefeito pela iniciativa de criar o Cepluhg para o desenvolvimento de projetos. “A gente sabe que não é fácil montar esses projetos. E a tua visão é moderna, pensando a longo prazo”.  

Kits de Robótica

Mais cedo, o prefeito acompanhou o Guto Silva na entrega de kits de robótica do programa Robótica Paraná, do Governo do Estado, para escolas estaduais de Guarapuava, Pinhão e Candói. O evento foi realizado no Núcleo Regional de Guarapuava.

Nesse primeiro momento, os colégios Profª Dulce Maschio, Profº Pedro Carli e Dom Pedro I foram os contemplados com os kits, compostos por notebooks, material pedagógico, apostilas e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, que possibilitam atividades com o uso de diferentes linguagens (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), por meio da utilização de softwares livres.

Nos próximos dias, os professores serão capacitados para poder dar aulas e usar essas ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento dos alunos. “É importante que o nosso jovem que mais precisa tenha o acesso a esse conteúdo, pois sem dúvidas é essa informação, é esse conhecimento que ele precisará ter para exercer alguma das profissões do futuro”, enfatizou o prefeito.

Secom/Pref. de Guarapuava