Prefeito Celso Góes assina Contrato Organizativo e consolida liderança de Guarapuava na área da saúde no Paraná

Guarapuava foi o primeiro município do Paraná a aderir ao COAPES. Desta forma, se tornou um modelo para o restante do Estado. Anualmente, passam pelos campos de estágio, a média de 1.500 alunos, totalizando mais 175 mil horas no período

Com o intuito de oportunizar e qualificar a integração entre ensino e serviço, a formação em saúde e a melhoria da gestão e assistência no SUS, na tarde desta quarta-feira (23), foi realizada, no gabinete do prefeito, a cerimônia de assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde no Município de Guarapuava (COAPES-Guarapuava).

Celso Góes conta que realizar este ato da assinatura do COAPES-Guarapuava é mais do que um compromisso enquanto chefe do executivo municipal, mas também um compromisso enquanto profissional da saúde. 

“Sei o quanto é importante termos como prioridade nosso setor da Saúde. Eu já vivi a realidade de trabalhar na área e sei o quanto o setor carece de cuidado e atenção. Não somente com pacientes que são nossa prioridade, mas também na formação e capacitação dos profissionais que atendem à população, para que o trabalho se torne cada vez mais humanizado”, destacou. 

O prefeito também enalteceu o trabalho prestado pelas instituições de ensino de Guarapuava no atendimento e na colaboração no período da pandemia da Covid-19. 

“Quero enaltecer e ressaltar a importância da atuação das nossas instituições de ensino, que no período da pandemia caminharam junto conosco na luta para combater o vírus. Elas (instituições) estiveram presentes dia a dia com um único objetivo de salvar vidas”, finalizou o prefeito.

A secretária de Saúde, Chayanne Andrade, relata seu sentimento em estar presente em um momento tão importante para o setor. 

“Estou muito feliz em poder estar presente aqui hoje. Nós, enquanto profissionais da área, sabemos que todos os dias é um novo aprendizado, e firmar esta parceria com as instituições é muito importante para nós. Precisamos nos capacitar e nos atualizar o tempo todo para melhor atender à nossa população”, sublinhou a secretária. 

SOBRE O COAPES

O COAPES é o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde e suas diretrizes foram publicadas pelos Ministérios da Saúde e da Educação por meio da Portaria Interministerial 1.127 de 06 de agosto de 2015. Organiza a sessão de campo de estágio e discute a integração ensino-serviço-comunidade para o conjunto dos cursos da área da saúde que utilizam a rede escolar do SUS como cenário de práticas. Esta rede beneficia-se com a inserção multiprofissional dos estudantes, além de contribuir para a formação destes futuros trabalhadores, cujo aprendizado está voltado para as demandas do SUS, contribuindo para o seu aperfeiçoamento e fortalecimento. 

Representando as instituições de ensino que integram o COAPES-Guarapuava, o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), professor Fábio Hernandes, descreve a importância em representar as instituições locais e ressalta a importância da ação. 

“É uma grande satisfação estar presente aqui hoje, representando nossas instituições de ensino. Sabemos do trabalho que desempenhamos, principalmente no período da pandemia da Covid-19 e na vacinação da população, sempre priorizando a saúde e o bem-estar da comunidade. Então, o trabalho que o COAPES desempenha, é de extrema importância tanto para os profissionais quanto para a população guarapuavana”, destacou o reitor.  

Anualmente, passam pelos campos de estágio cerca de 1.500 alunos, totalizando uma média de 175 mil horas por ano. Em Guarapuava, há 26 cursos de graduação na área de saúde (dois em biomedicina, dois em educação física, três em enfermagem, três em farmácia, três em fisioterapia, dois em medicina, quatro em medicina veterinária, três em nutrição, dois em odontologia e dois em psicologia). Há também, seis cursos técnicos (dois em técnica em radiologia, três em técnica em enfermagem e um em técnica em saúde bucal).

Guarapuava foi o primeiro município do Paraná a aderir ao COAPES. Dessa forma, se tornou um modelo e referência para os municípios de Toledo, Cascavel, Pato Branco, Jacarezinho e outros que integram Consórcios Intermunicipais.

“O sucesso do COAPES-Guarapuava se mostra a cada nova oferta de serviços/atendimentos e a cada ação promovida, pois se tornam um espaço de diálogo e aprendizado mútuo. O maior resultado é a constante quebra de paradigmas, ou seja, de rompimento com a lógica de segregação entre serviços de saúde serem somente espaços do trabalho, e instituições de ensino, somente serem responsáveis pela formação”, explicou a coordenadora do COAPES-Guarapuava e diretora do departamento de gestão do trabalho e educação em saúde, Mônica da Silva Tavares.

Estiveram presentes no evento, servidores da área da saúde, representantes de instituições de ensino de Guarapuava, servidores e secretários municipais.

Deixe um comentário