Outubro rosa: prevenção é a melhor forma de salvar vidas

Durante este mês de Outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando palestras e ações nos bairros e exames de mamografia e o preventivo de colo de útero em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com agendamento prévio em dias específicos de cada unidade

Durante este mês de Outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando palestras e ações nos bairros e exames de mamografia e o preventivo de colo de útero em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com agendamento prévio em dias específicos de cada unidade.

Além disso, no “Dia D”, neste sábado (16), acontece um intensivo de coleta dos exames preventivos, que serão disponibilizados sem a necessidade de marcar horário nas UBS e na Clínica da Mulher. 

A conscientização é considerada o ponto de partida do mês de combate ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero. Neste ano, o tema faz um apelo para que as mulheres deem prioridade à própria saúde com o slogan: “Eu cuido da minha saúde, e você?”. A campanha do Outubro Rosa, promovida pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), ressalta especialmente o fato de que a grande maioria dos casos identificados de forma precoce tem cura. 

Em Guarapuava, neste ano, até 31 de agosto, foram registrados 14 óbitos decorrentes do câncer de mama e 13 de câncer de colo do útero. Já em 2020, durante os doze meses, foram 18 mortes de pacientes com câncer de mama e sete com câncer de útero.

De acordo com Sueli Ribeiro, Coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, a maioria dos óbitos podem ser evitados pela identificação precoce do tumor. “A desinformação e o diagnóstico tardio acabam sendo grandes influenciadores no casos, muitas mulheres deixam de fazer os exames preventivos, então, queremos encorajar quem tem uma amiga que normalmente não vai, a levar ela quando for fazer o exame, para atingirmos mais pessoas”, explicou.

*****Informações da Secretaria de Comunicação (Secom).