Outubro rosa: live do Ipec abordou predisposição genética ao câncer de mama

A transmissão ocorreu na noite desta quinta-feira (21) e foi ministrada pela Drª Daiane Simão

Na noite desta quinta-feira (21), a Doutora em Genética pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisadora no Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (IPEC), Drª Daiane Simão, apresentou uma live que compõe o Outubro Rosa.

Durante a transmissão, um dos assuntos abordados trouxe a informação de que na grande maioria dos casos, o câncer é uma alteração genética adquirida ao longo da vida. Apenas entre 5 e 10%  são consequência de alterações genéticas hereditárias, ou seja, transmissíveis de pais para filhos.  

“Várias pessoas têm essa preocupação, se terá câncer, passará para os filhos ou qual a chance de receber como herança. O câncer é uma mutação que acontece nas células,  é uma célula que se perdeu,  todos os fatores podem levar uma alteração, ela começa a crescer desordenadamente, o que vai desencadear, tomando a energia vital, porque o câncer é uma alteração genética”, explicou a pesquisadora. 

Ainda segundo ela, nem todo indivíduo que herda uma predisposição genética irá desenvolver o câncer. Entretanto, se há histórico na família, deve-se pensar em um fator hereditário, por isso é importante procurar, fazer investigação.  Um dos fatores principais que podem auxiliar na cura, em até 95 %, é procurar o tratamento precoce. 

“Por medo do diagnóstico, as pessoas deixam de procurar ajuda ou procurar fazer o exame e se auto conhecer, que é super importante e aumenta a eficácia do tratamento, através da identificação prévia do câncer”, completa Daiane. 

Para assistir a transmissão completa, acesse o instagram cancercenter_hsvp.

EXAMES NAS UBS 

Durante o restante do mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ainda estão disponibilizando pré-agendamento para realização do exame preventivo de colo de útero e pedidos de mamografia.

PROGRAMAÇÃO 

Nessa última semana do mês, seguindo a programação do Outubro Rosa, acontece a Mesa Redonda Conexão Rosa, na próxima quarta-feira (27). O evento será realizado no Teatro Municipal, às 19h30, e buscará discutir os cuidados com a saúde da mulher. 

No dia 31 de outubro, o Hospital São Vicente promoverá o “1º Movimente-se contra o câncer” no bairro Cidade dos Lagos. O evento irá encerrar as atividades do Outubro Rosa com uma caminhada de 4 km, aula de FitDance, além de orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.

*******Informações da Secretaria de Comunicação (Secom).