Programa do Governo do Estado, em parceria com a Finep, busca impulsionar a inovação e competitividade

O Governo do Estado do Paraná, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), lançou o programa Tecnova III PR, neste 1º de abril em Curitiba, visando aumentar as atividades de inovação e a competitividade das empresas paranaenses. O programa destinará até R$ 30,12 milhões em recursos não reembolsáveis para projetos inovadores.

A equipe do Cilla Tech Park foi acompanhar o lançamento do programa e segundo Bruna Spitzner, responsável pelo setor de Novos Negócios do CTP, o evento foi importante para compreender como fomentar e conectar as empresas associadas e residentes do Parque Tecnológico com os editais de fomento do estado do Paraná e com os recursos advindos do Governo Federal. “Isso é uma maneira de a gente fomentar cada vez mais o fluxo da inovação no parque, desenvolver projetos e também trazer recursos para nossa economia local e ampliar o alcance dos serviços destinados e dos serviços produzidos através do nosso parque”, garantiu.

O Tecnova III é resultado de uma colaboração entre o Governo do Estado, executado pela Fundação Araucária, e a FINEP, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O programa conta com o apoio das Secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). O objetivo é apoiar projetos de inovação de empresas paranaenses, com foco no desenvolvimento de produtos e processos inovadores em setores estratégicos como:

Agricultura e Agronegócio
Biotecnologia e Saúde
Energias Inteligentes
Cidades Inteligentes
Educação, Sociedade e Economia

Além disso, o programa abrange áreas transversais como Desenvolvimento Sustentável e Transformação Digital.

Para serem elegíveis, as empresas devem atender aos seguintes requisitos:

  • Ser constituída no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) com sede no Paraná.
  • Ter receita bruta anual em 2023 igual ou inferior a R$ 16 milhões.
  • Possuir registro na Junta Comercial ou no Registro Civil das Pessoas Jurídicas (RCPJ) de sua jurisdição por pelo menos seis meses antes do lançamento do edital.
  • Demonstrar atividade operacional, não operacional, patrimonial ou financeira por pelo menos três meses antes do lançamento do edital.
  • Ter objeto social compatível com o desenvolvimento do projeto proposto.
  • Não possuir pendências junto à Fundação Araucária.

A terceira edição do Tecnova traz como novidade a consultoria de empresas especializadas em aceleração e internacionalização para as selecionadas, visando estimular a formação de empreendedores e a geração de empresas inovadoras de alto crescimento no estado. Saiba mais em: https://www.fappr.pr.gov.br/Programas-Abertos.