Novo lote de vacinas contra a Covid-19 chega a Guarapuava nesta quinta-feira (17)

O imunizante será distribuído para os 20 municípios que compreendem a 5ª Regional de Saúde. Devido à sua população, Guarapuava deve ficar com a maior parte das 8579 doses

A 5ª Regional de Saúde, em Guarapuava, deve receber, até o fim da tarde desta quinta-feira, 17 de novembro, o total de 8579 doses de vacinas contra a Covid-19. O lote será distribuído para os 20 municípios que integram a instituição.

Ao todo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) distribui 261.300 vacinas contra o Coronavírus. Deste total, 17.860 doses são da versão “baby” do imunizante Pfizer BioNTech, para o início do esquema vacinal, com a primeira dose (D1) das crianças de seis meses a dois anos (2 anos, 11 meses e 29 dias). Elas fazem parte de uma primeira remessa de 53.699 doses, enviada pelo Ministério da Saúde para esta faixa etária.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Guarapuava, Marlene Terezinha Borecki, a chegada de mais doses do imunizante, reforça o compromisso do município com o esquema vacinal no combate à Covid-19. Ela reitera, no entanto, que todas as pessoas que estão com as doses em atraso devem procurar uma unidade de saúde para completar o esquema de imunização.

“Por ter a maior população dentre os municípios que fazem parte da 5ª Regional de Saúde, Guarapuava deve ficar com a maior parte deste lote. Com isso, podemos dar sequência na aplicação das doses. É necessário que a população esteja atenta e não deixe de completar o esquema vacinal, de acordo com o cronograma e faixa etária”, frisa a enfermeira.

Além das vacinas “baby”, a Sesa distribui para todo o Estado, 63.040 vacinas CoroNavac para crianças de 3 a 4 anos e 19.580 doses da Pfizer para a faixa etária de 5 a 11 anos. Ambas por solicitação dos municípios.

Já para a população em geral, acima de 12 anos, a Sesa enviará às Regionais 41.970 imunizantes da Pfizer e 118.850 AstraZeneca.

Na última quinta-feira (10), o Estado liberou a aplicação da segunda dose de reforço (R2) ou quarta dose em pessoas acima de 18 anos que tenham tomado a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses. A ampliação será realizada enquanto houver disponibilidade de vacinas contra a Covid-19 nos municípios.

Deixe um comentário