Mestrado em História da Unicentro abre nova turma

Os candidatos interessados têm até 30 de maio para enviar a documentação necessária para concorrer a uma vaga; o processo seletivo será totalmente remoto

Estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em História da Unicentro (PPGH). Até 30 de maio, os candidatos interessados podem enviar a documentação necessária para concorrer a uma vaga como mestrando na área de concentração de História e Regiões. O processo seletivo será realizado totalmente de maneira remota.

“A área de concentração que une investigações sobre narrativas que evidenciam conceitos, usos e significados de regiões e seus elementos constituintes, compreendendo região para muito além do que uma questão de território, mas como, muitas vezes, áreas de conhecimento, regiões de conhecimento, conceitos, identidades e práticas simbólicas”, descreve a coordenadora do PPGH, professora Nadia Guariza.

A docente também exemplifica alguns temas que podem ser abordados em pesquisas desenvolvidas com esse viés. “Temos muitos estudos que trabalham com processos criminais de Irati e cidades vizinhas, ligados ao Núcleo de Estudos de História da Violência. Também temos estudos voltados aos povos eslavos e faxinalenses, bem como, estudos ligados à área de gênero”, complementa.

O PPGH conta com duas linhas de pesquisa – “Espaços de Práticas e Relações de Poder” e “Espaços Simbólicos, Ambiente e Corporeidades”. O programa já teve estudantes para além dos licenciados em História, como também jornalistas, profissionais de Letras, Ciências Sociais e outras áreas.

A professora Nadia aponta algumas vantagens em fazer o mestrado em História da Unicentro. “Muitos dos nossos egressos continuaram suas pesquisas em programas de pós-graduação, no doutorado. Outros prestaram concurso público. Então, há uma possibilidade, quando você tem o título de mestre, de conseguir ampliar as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho”, destaca.

Para participar da seleção, os interessados devem se inscrever até 30 de maio no site de eventos da Unicentro (https://evento.unicentro.br/site/ppghestudanteregular/2021/1) e anexar no sistema o seu currículo Lattes e o projeto de pesquisa, indicando até três docentes como opções de orientadores. Para efetivar a participação no processo seletivo é necessário gerar boleto bancário no site e pagar a taxa de inscrição.

“A primeira etapa é a análise e avaliação do projeto de pesquisa. O modelo do projeto de pesquisa pode ser encontrado na página do Programa, do PPGH. O importante é mostrar a proximidade do seu tema com a área de concentração História e Regiões e demonstrar que o projeto é factível, principalmente no tocante às fontes que irão embasar a pesquisa histórica”, sublinha a coordenadora Nadia, sobre como elaborar um projeto de pesquisa alinhado com a proposta do Programa.

Os candidatos também precisam passar por uma entrevista para falar sobre o projeto de pesquisa proposto. Esta etapa da seleção está programada para acontecer entre 28 de junho e 2 de julho.

O resultado do processo seletivo de alunos para o PPGH será divulgado no dia 6 de julho. A matrícula está programada para o dia 27 de julho e o início das aulas será no dia 2 de agosto. É importante frisar que, para a matrícula, o estudante deverá apresentar um certificado de proficiência em língua estrangeira, que pode ser em inglês, francês, espanhol ou italiano. Mais informações no site www.unicentro.br/ppgh.

****Coorc/Unicentro****