Mais de 500 alunos participam de formatura do Proerd em Guarapuava
A ação é desenvolvida há mais de 23 anos no município pelo Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar (PM)
O Centro de Eventos Cidade dos Lagos recebeu na tarde de terça-feira (27), a cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) dos alunos de 1º e 5º ano da rede pública e particular de ensino de Guarapuava.
O Programa é promovido pela Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária. A Prefeitura de Guarapuava via Secretaria Municipal de Educação, é parceira desta ação.
O secretário da Pasta, Pablo Almeida, no ato representando o Prefeito de Guarapuava, Celso Góes, salientou a parceria da rede de ensino e da família com ações como a da Polícia Militar, que visam a segurança e o crescimento pessoal de todas as crianças.
“É muito importante para nós, enquanto Secretaria de Educação, que as crianças continuem neste caminho que elas aprenderam ao longo desse tempo com os policiais. Eles [alunos] nem imaginam, mas o aprendizado que receberam destes policiais, em parceria com os professores, é extremamente importante. Mas para o Programa realmente funcionar, precisamos das famílias. O Proerd faz parte de um tripé entre escola, Polícia Militar, e família. O plantio da sementinha ocorreu com os policiais nas escolas, e agora, as famílias precisam continuar cultivando essa essência para no futuro colhermos bons frutos”, disse Pablo.
Mais de 500 alunos participaram da cerimônia do programa educacional que é realizado em Guarapuava há 23 anos. O programa consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a escola e a família e tem por objetivo capacitar jovens estudantes com informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.
Durante a solenidade, foi realizada a premiação aos alunos que se destacaram na elaboração de uma redação. Foi escolhido um texto por turma. Dentre estes, um foi lido representando todos os Proerdianos. Os autores das redações escolhidas receberam uma lembrança.
Para o comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, capitão Paulo Cesar Marcondes, é essencial trabalhar o tema com as crianças, pois, segundo afirma, elas estão em fase de desenvolvimento e têm mais chances de crescer no caminho correto.
“Nosso lema é a prevenção. Por isso, nada melhor do que trabalharmos esse tema das drogas e da violência, que é muito caro à segurança pública, junto às crianças. Durante o currículo do Proerd, trabalhamos, justamente, a questão da escolha que elas devem fazer, bem como devem pensar nessas escolhas, para não cair na pressão de colegas e nas circunstâncias que elas sabem que vão fazer mal a elas. Para que consigamos ter um resultado a longo prazo e de forma ampla, precisamos investir na prevenção junto às crianças, para que esse problema diminua a cada dia”, expressou Marcondes.
Para a aluna da Escola Municipal Hildegard Burjan, Sofia Chemilowski Novak (10 anos), toda a experiência com o programa foi de muito aprendizado. “Para mim, foi muito legal e emocionante. Eu gostei muito. Muitas vezes eu até estudava em casa e se desse, eu faria tudo de novo”, comentou Sofia.
A formatura foi solidária e arrecadou alimentos que serão destinados a instituições de caridade do município. No total, foram arrecadados mais de 50 quilos de alimentos não perecíveis.
*Secom Guarapuava com edição