IAT vai definir novos membros do Comitê da Bacia do Rio Jordão

A troca da composição dos comitês acontece a cada 4 anos. Serão definidos 23 representantes de setores que compõem os segmentos do poder público, usuários de água e organizações da sociedade civil da Bacia do Rio Jordão

Em continuidade às ações para compor novos mandatos dos Comitês de Bacias Hidrográficas, o Instituto Água e Terra, por meio da Gerência de Bacias Hidrográficas, promove na próxima semana (1 e 2) as reuniões setoriais para o processo de renovação da composição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jordão, referente ao mandato 2021-2025.

Os comitês de Bacias Hidrográficas são organismos colegiados com atribuições normativas, consultivas e deliberativas no âmbito da bacia hidrográfica de sua jurisdição e fazem parte do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Eles são formados por membros do poder público, usuários de água e organizações da sociedade civil.

No Comitê da Bacia do Rio Jordão são 23 cadeiras a serem preenchidas sendo 9 para o segmento poder público; 9 para usuários; e 5 para a sociedade civil.

REUNIÕES 

No caso do setor público, foram convidadas as prefeituras dos 7 municípios que se encontram total ou parcialmente na área de abrangência do Comitê da Bacia do Rio Jordão (Guarapuava, Inácio Martins, Pinhão, Candói, Foz do Jordão, Reserva do Iguaçu e Campina do Simão). Na setorial dos usuários, poderão participar representantes do setor de abastecimento, da hidroeletricidade, indústria, agropecuária e de lazer e recreação.

Para a reunião do segmento das Organizações da Sociedade Civil, estão convidadas as entidades de ensino e pesquisa, organizações técnico-profissionais e organizações não governamentais.

As reuniões ocorrerão por meio de videoconferência, realizadas nas seguintes datas: Organizações da sociedade civil – 01 de março, às 09h; Usuários – 01 de março, às 14h; e Poder Público – 02 de março, às 09h.

CONTATOS

Para mais informações e/ou manifestação de interesse em participar de alguma reunião, entre em contato pelo telefone (41) 3213-4786 e/ou pelo e-mail [email protected] O link da reunião será enviado para cada interessado em participar.