IAT distribui mudas nativas em troca de doações em Guarapuava e Paranaguá

É possível fazer doação de roupas, calçados, cobertores e alimentos para ajudar famílias em situações vulneráveis. Em troca, os participantes recebem mudas frutíferas dos viveiros do IAT

Os Escritórios Regionais do Instituto Água e Terra (IAT) de Guarapuava, na região Central do Estado, e de Paranaguá, no Litoral, promovem neste mês a distribuição de mudas em troca de alimentos e roupas. Nos dois casos, o objetivo é ajudar famílias em situação de vulnerabilidade.

“É com bastante orgulho que vemos nossos Escritórios Regionais se mobilizando para promover ações solidárias, ajudando quem precisa”, destacou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

No mês passado, o Escritório Regional de Ponta Grossa arrecadou 1.300 kg de alimentos e o de Pitanga, 800 kg. Nas duas cidades, mais de 120 famílias foram beneficiadas.

A ação solidária em Guarapuava ocorre nesta sexta-feira (9 julho), a partir das 9 horas. As doações serão encaminhadas para a campanha Aquece Paraná 2021, desenvolvida pela Superintendência Geral de Ação Solidária do Governo do Estado.

A cada três peças de roupas, um calçado ou um cobertor doado, é possível retirar uma muda frutífera de pitanga, cereja, araçá, jabuticaba ou aroeira-pimenta.

De acordo com o gerente regional interino do IAT de Guarapuava, Lucas Rauen Dalla Vecchia, são três pontos de coleta na cidade e a expectativa é distribuir cerca de 3 mil mudas de plantas nativas. “Todos os itens arrecadados serão entregues ao Corpo de Bombeiros de Guarapuava, que fará a distribuição para as pessoas que necessitam”, disse.

É importante que as peças doadas estejam em bom estado de conservação. Os interessados podem doar no IAT, na Avenida Sebastião De Camargo Ribas, nº 2165 – Bairro Bonsucesso; no Sindicato Rural de Guarapuava, na Rua Afonso Botelho, nº 58 – Bairro Trianon; ou ainda em frente à Araupel, na PR 466, quilômetro 05.

PARANAGUÁ
Em Paranaguá, no Litoral, é possível doar peças de roupa, calçados, cobertores ou até mesmo 1 kg de alimento para receber uma muda frutífera de aroeira, araçá, pitanga, cerejeira, ipê-amarelo, palmito, guanandi, cedro rosa ou pau-jacare.

A ação no Litoral acontece no dia 21 de julho, das 14h às 17h, e no dia 24, das 8h30 às 11h. As doações devem ser levadas para o local que fica atrás da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Rua Júlia da Costa, nº 420 – Centro Histórico de Paranaguá.