Guarapuavano é vencedor de uma das categorias do maior concurso de fotografia do mundo
Entre mais de 500 mil fotos, Clerio Back esteve representando não apenas o Brasil na premiação, como também foi o único premiado de todo o continente americano
Clerio Augusto Back recebeu na última quinta-feira (21) o troféu de melhor foto na categoria “Culinária e Comida” do CEWE Photo Award 2023, considerado o maior concurso de fotografia do mundo, que ocorreu em Hamburgo, na Alemanha.
Sob o lema “Nosso mundo é lindo” o concurso é gratuito e aberto para fotógrafos amadores e profissionais do mundo todo. A foto de Clerio, intitulada “Trabalhadores Noturnos”, foi selecionada entre mais de 500 mil fotos, vencendo uma das dez categorias do concurso.
“Ficamos muito felizes com a notícia. O Clerio é um profissional conhecido em nosso município e ver ele levando o nome da nossa cidade, e até mesmo do país, é motivo de muito orgulho para a nossa população. Desejamos a ele muito sucesso”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
Natural de Curitiba, Clerio adotou Guarapuava como sua cidade, onde vive há mais de 20 anos. Graduado em Publicidade e Propaganda, além de fotógrafo, também é professor, diretor e filmmaker. Ele recebeu a notícia de que estava sendo convidado para Hamburgo, na Alemanha, como premiado em uma das categorias do concurso há um mês e meio atrás, algumas semanas depois recebeu uma carta formal da sede da empresa que realiza o concurso. Clerio comentou que em um primeiro momento não conseguia acreditar que tinha sido selecionado.
“Eu havia recebido uma mensagem anteriormente de que estava no shortlist, mas não imaginava que poderia ser o vencedor. Foi um dos momentos mais importantes para mim, com toda certeza”, expressou o fotógrafo.
A foto foi capturada em outubro de 2022, na cidade de Balneário Camboriú, Santa Catarina. Clerio contou que foi sua namorada quem indicou o concurso para ele e ainda destacou que a fotografia vencedora foi feita com seu próprio celular.
“Durante um intervalo e momento de descanso dos cozinheiros, notei-os reunidos, conversando de maneira espontânea em um ambiente com luz pontual e cores vibrantes. O contraste dos uniformes brancos dos cozinheiros com o cenário noturno de baixa luminosidade despertou meu interesse. Com pequenos ajustes, consegui enquadrar e capturar esse momento”, ressaltou Clerio.
Vencedor entre mais de 500 mil fotos, Clerio Back esteve representando não apenas o Brasil na premiação, como também foi o único premiado de todo o continente americano. A experiência de poder subir ao palco para receber o prêmio, segundo ele, foi surreal.
“Ser o único brasileiro ali no meio de tantos grandes fotógrafos de todo o mundo foi uma honra muito grande, um misto de ansiedade e gratidão. Foi realmente algo muito significativo”, afirmou.
Após a conquista, o fotógrafo comentou quais são as suas pretensões para o futuro a partir de agora.
“Pretendo continuar produzindo meus trabalhos fotográficos e em vídeo, continuar sempre acreditando nos projetos pessoais que sempre me ajudaram a desenvolver muito minha linguagem visual e a mostrar meu trabalho para mais pessoas. Continuar sempre estudando, aprendendo e vou tentar ao máximo ter contato com mais profissionais que me inspiram na área”, concluiu Clerio.