Guarapuava recebeu atletas de todo Brasil para inauguração da pista de Skate Park no Lago

A cerimônia teve a apresentação do bicampeão mundial Carlos “Piolho” de Andrade que já havia demonstrado suas habilidades em outra ocasião

Guarapuava recebeu neste domingo (7) skatistas de diversas cidades brasileiras para a inauguração da pista de Skate Park do Parque do Lago. Durante a entrega da obra, o prefeito Celso Góes reforçou a importância na manutenção da pista, através da criação de uma equipe para efetuar reparos regularmente. 

“Junto do secretário Miltinho, assumimos o compromisso de criar uma equipe de manutenção permanente para a pista. Como ela é muito utilizada, precisamos estar preparados, para quando surgir um problema, possamos solucionar o mais rápido possível, para que com o tempo a pista não seja abandonada”, destacou o prefeito. 

A cerimônia teve a apresentação do bicampeão mundial Carlos “Piolho” de Andrade que já havia demonstrado suas habilidades em outra ocasião. O skatista, de 43 anos, participou da inauguração da pista de skate da Praça Cleve, em 1989, quando tinha apenas 11 anos. “Eu tive um flashback quando cheguei na cidade e vi aquela pista, lembro dela novinha na época. O skate evoluiu muito desde então, em termos de manobras e também no planejamento das pistas”, disse. Na avaliação dele, a nova pista será um grande incentivo ao esporte. 

“Essa pista do Parque do Lago segue um padrão bem profissional e ela é bem criativa, então esse espaço oferece um lugar de fácil acesso para praticar o esporte e pelo que eu vi, pode sair muita gente talentosa daqui”, concluiu. 

De acordo com o secretário de Esportes Milton Roseira, o tempo é de superação. “Foi muito difícil passar o último ano dizendo para a população não praticar esportes. Agora, com as coisas normalizando e ficando cada vez mais seguras, ficamos felizes em poder realizar esse evento”, contou. 

ESTRUTURA

O espaço possui 997,28 m². A pista conta com o Bowl, conhecido também como piscina, além da área de Street, com obstáculos, corrimãos, escadarias e rampas de transição. O projeto, que foi realizado por empresas especializadas em pistas de skate, vem totalmente preparado para receber competições oficiais de ambas as modalidades do esporte. Inclusive, de acordo com o secretário Milton Roseira, a participação da comunidade foi essencial para aprimorar a pista que deve receber uma das etapas do Paranaense de Skate em 2022. “Em conversas que tivemos com a Federação Paranaense de Skate, para o próximo ano, Guarapuava estará inclusa em uma das etapas do paranaenses, então, isso nos deixa muito motivados”, acrescentou. 

Para os skatistas guarapuavanos, a pista traz novas possibilidades, tanto para a prática diária, oferecendo um treino de nível mais avançado. “Com o Bowl vamos aprender muitas coisas novas para participar de campeonatos da modalidade também. Além de podermos aperfeiçoar as habilidade na parte da pista street, que ficou show de bola, de nível nacional, vamos poder também receber campeonatos aqui, então acho que isso é ótimo pra todo skatista aqui da cidade”, argumentou Gabriel da Cruz.