Guarapuava recebe comitiva estadual do Conselho de Promoção da Igualdade Racial

O município conta com a lei nº 2899/2018, que instituiu a criação do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Guarapuava (Compirg), que ao passar dos anos, vem se articulando com a sociedade com a finalidade de formular e acompanhar as políticas que promovam a igualdade racial

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), recebeu nesta quarta-feira (26), uma visita da comitiva do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir), composta pelo presidente do órgão do Estado, Saul Dorval, e o vice, Alexandre Cezar.

Durante o encontro a equipe técnica municipal pôde esclarecer algumas dúvidas principalmente relacionada a composição do conselho e a importância das discussões sobre o tema em Guarapuava.

“A vinda dos representantes do Conselho Estadual é de suma importância para nós, porque com isso, conseguimos esclarecer algumas dúvidas e ter o apoio deles para que o quanto antes tenhamos esse conselho municipal tão importante atuando”, salientou a secretária da Semads, Rosângela dos Santos Virmond.

O município conta com a lei nº 2899/2018, que instituiu a criação do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Guarapuava (Compirg), que ao passar dos anos, vem se articulando com a sociedade com a finalidade de formular e acompanhar as políticas que promovam a igualdade racial.

“Guarapuava já possui um conselho, que está sendo articulado com os segmentos previsto na lei municipal para que possamos efetivá-lo. E, com essa visita da comitiva, vai nos auxiliar nestas próximas etapas, como reuniões com os movimentos e também o lançamento de um banco de projetos”, explicou a secretária executiva dos conselhos, Jeane Ramos Silvério Garcia.

A comitiva do Consepir já percorreu 45 municípios, com o objetivo de interiorizar as políticas de promoção da igualdade racial e direitos humanos, e constituir o sistema de promoção de igualdade racial do Estado do Paraná. “O Paraná é o primeiro Estado no Brasil a construir o sistema, que é composto de conselhos municipais, plano de igualdade racial do município e também o fundo de promoção da igualdade racial. Percebemos que Guarapuava vem desenvolvendo um belo trabalho na área de assistência social e dos direitos humanos. ”, destacou o presidente do Conselho Estadual, Saul Dorval.