Guarapuava pode ter geada forte e -2° C nesta terça (29), indica Simepar

O frio intenso é resultado de uma forte massa de ar polar que se desloca pelo Sul do Brasil, segundo o Simepar. Tempo gelado deve permanecer nos próximos dias, com temperaturas próximas a 0° C

As baixas temperaturas vinham acompanhando a rotina do guarapuavano há algumas semanas. Era um sinal de que o inverno estava à vista e prometia derrubar as temperaturas na “terra do lobo bravo”, assim como ocorreu em anos anteriores.

E a previsão estava correta. Guarapuava deve registrar mínima -2° C na manhã desta terça-feira (29), segundo previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Acompanhando o frio, a região pode ter “geada forte” até pelo menos quinta-feira (1° julho).

Isso tudo é resultado de uma massa de ar polar que se desloca pelo Sul do Brasil e “provoca um declínio muito acentuado das temperaturas em todas as regiões do Paraná”.

A tendência é que a cidade registre de -2° C a 8° C ao longo do dia, sem possibilidade de chuvas; as rajadas de vento podem atingir 35 km/h.

“Fica bem gelado na madrugada e nas primeiras horas da manhã. Condição propícia para formação de geadas em várias cidades paranaenses”, disse em nota o Simepar. “O frio se mantém rigoroso na quarta-feira”.

Em Guarapuava, a quarta-feira (30), último dia de junho, pode ter mínima de -1° C e máxima de 13° C, uma considerável elevação na amplitude térmica.

TEMPO GELADO
Segundo o Simepar, os termômetros registrarão temperaturas mais elevadas a partir de sexta-feira (2 julho), com mínima de 4° C e máxima de 19° C, e de sábado (3), quando a mínima esperada é de 8° C. Novamente, destaca-se a amplitude térmica, já que, com o dia ensolarado, a máxima pode chegar a 20° C.

“Ainda faz frio até o fim de semana no Paraná. No entanto, a amplitude térmica passa a ser o destaque e diminui o risco de ocorrência de geadas”, completa.

Deixe um comentário