Guarapuava inova a forma de aprender durante a pandemia com projeto 1,2,3 APERTA O PLAY

O projeto abrange as disciplinas de Arte, Educação Física e Ensino Religioso e surgiu para dar suporte as aulas na modalidade híbrida

Devido a defasagem na aprendizagem dos estudantes em função da pandemia causada pela COVID-19 e para não sobrecarregar os professores regentes, foi necessário repensar as aulas dos Componentes Curriculares de Arte, Educação Física e Ensino Religioso. Por isso, foi iniciado, no segundo semestre do ano letivo de 2021, o Projeto 1-2-3 Aperta o Play, que surgiu com o retorno das aulas na modalidade híbrida.

“O ensino híbrido exigiu esforço de todos, para suplementarmos o conteúdo de algumas áreas específicas, diminuindo ao máximo os possíveis prejuízos educacionais no ensino remoto. Ao elaborar e disponibilizar as vídeoaulas, conseguimos auxiliar os professores no preparo dessas atividades e conteúdos, além de reforçar o trabalho feito em sala”, explica o secretário de Educação e Cultura, Pablo de Almeida. 

Os conteúdos destes Componentes Curriculares (disciplinas) foram selecionados, ministrados e gravados em forma de videoaulas pelas professoras Marcia Aparecida Machado Borchardt, formada em Arte; Cristina Silva da Mata, formada em Educação Física e a Pedagoga Meri Terezinha Beckers que ministra Ensino Religioso. 

“Nós queremos também integrar ainda mais a família junto dos alunos, e nessas três disciplinas nós conseguimos fazer isso. Porque nós, professores, não estamos com eles o tempo todo. Mas os familiares sim, e eles podem estar ali auxiliando e até mesmo participando ativamente do aprendizado do seu filho”, contou Adenice Maria Machado, Assessora Pedagógica do Departamento de Educação Básica.

As videoaulas são gravadas e editadas pela professora Daisy Haidler e disponibilizadas no canal do projeto no youtube e repassados para as escolas que replicam as aulas aos estudantes, conforme organização da Unidade de Ensino. 

“A escolha dessas disciplinas foi por haver maior possibilidade de adaptação e por poderem ser realizadas em casa. Nesses trabalhos, elas preparam um vídeo por semana para cada turminha do primeiro ao quinto ano, de acordo com o Plano do Município”, explicou Rosane Capelário, Assessora Pedagógica do Departamento de Educação Básica.

As aulas de Ensino Religioso buscam oferecer conhecimento histórico-social de todas as práticas religiosas conhecidas. Além disso, nas aulas de Educação Física, a professora Cris procura trazer materiais fáceis de serem encontrados em casa para a realização das atividades.

O “1-2-3 Aperta o Play” busca ser acessível e inclusivo, em todos os vídeos, a equipe conta com a parceria do setor de Educação Especial da Secretaria para incorporar um intérprete de LIBRAS aos vídeos. 

Apesar de ser um projeto destinado aos alunos das Escolas Municipais de Guarapuava, qualquer um pode acessar o canal do 123 Aperta o Play.

*Secom/Pref. de Guarapuava/Com edição*