Governo do Paraná lança Rede Estadual de Museus Universitários

Iniciativa será coordenada pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O lançamento acontecerá no Museu Campos Gerais, durante a abertura local da 15ª Primavera dos Museus

O Governo do Paraná lança nesta segunda-feira (20), às 19 horas, a Rede Estadual de Museus Universitários, que será coordenada pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O objetivo da rede é criar um espaço de diálogo entre os gestores de centros de memórias e museus para fortalecer o acervo histórico da ciência paranaense. O lançamento acontecerá no Museu Campos Gerais, durante a abertura local da 15ª Primavera dos Museus.

O evento contará com a participação do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, além de gestores de espaços de memória e diretorias de cultura de universidades do Estado. Interessados em acompanhar os debates devem se inscrever até este domingo (19) por meio do formulário online.

Toda a programação acontece de forma remota, via Google Meet, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Inscritos recebem o link do evento com antecedência e a participação em 75% da semana confere direito a certificado.

“As instituições saem fortalecidas na medida em que trocam experiências, buscam soluções conjuntas junto ao Estado e passam a funcionar efetivamente em rede”, afirma o coordenador de Política de Museus Universitários da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Renê Wagner Ramos. “O lançamento dessa rede já pode ser visto como um primeiro resultado da aproximação entre gestões dos museus das universidades do Paraná”, destaca.

PAINEL TEMÁTICO

Após o lançamento, começa o painel “Museus e História Oral: diálogos possíveis”, coordenado pelo professor Robson Laverdi, do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Os painéis e as ações culturais remotas da programação do Museu Campos Gerais na 15ª Primavera dos Museus seguem até sexta-feira (24). Detalhes do evento podem ser encontrados no site do MCG. O evento é direcionado para diferentes públicos, como pesquisadores, gestores a estudantes e professores, tanto da comunidade universitária quanto do público externo.

Deixe um comentário