Gincana marca o Dia C na Agrária

A data, Dia de Cooperar, é celebrada em todo o Brasil e tem o objetivo de mostrar a importância social do cooperativismo para as localidades em que ele está inserido

No último sábado (2), aconteceu o Dia de Cooperar. A data, também conhecida como Dia C, é celebrada em todo o Brasil e tem o objetivo de mostrar a importância social do cooperativismo para as localidades em que ele está inserido.

Em 2022, para comemorar o Dia de Cooperar, pela primeira vez a Agrária promoveu uma gincana. O evento aconteceu na sede da ARCA (Associação Recreativa e Cultural Agrária) e foi aberto à comunidade. Os 250 inscritos participaram de disputas de futsal, futebol sete, voleibol de areia, canastra, xadrez e pebolim. Para participar, cada um deles doou dois quilos de alimentos não perecíveis e um produto de higiene. As doações serão destinadas ao Hospital Semmelweis e a outras instituições assistenciais da região. “Nossa ideia foi promover algo que mostrasse ao maior número possível de pessoas o que é o Dia C, um dia destinado a cooperar, ajudar e integrar”, explicou Kamila Müller de Oliveira, agente de cooperativismo da Agrária.

As crianças também tiveram espaço na festa. Para elas, foi realizada uma gincana com brincadeiras e jogos. “O que eu mais gostei foi a gincana, porque fiquei em primeiro lugar. É muito bom se divertir e também ajudar”, afirmou Isabeli de Souza Machado, 11 anos, que estava acompanhada por sua mãe, a colaboradora Isabel Fabrício de Souza, do departamento de Marketing.

De acordo com a colaboradora Patrícia Nascimento Wild, responsável pelo PAIS (Programa Agrária de Integração Solidária), a ideia da organização da gincana foi abranger um público variado. “Não pensamos em algo apenas para cooperados ou colaboradores. Queríamos também contar com a presença das famílias e da comunidade”, disse.

Na opinião de Paula de Jesus Cavalheiro Stoetzer, colaboradora do Hospital Semmelweis, a oportunidade de compartilhar um dia diversão com suas filhas, Flávia e Felipa, foi a melhor parte do Dia C. “Achei a iniciativa muito bacana, pois pudemos ajudar a comunidade com as doações, e foi muito divertido encontrar colegas, amigos e passar esse tempo com as meninas”, comentou.

Foto: Assessoria

COOPERAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA
Embora o protagonista do dia tenha sido o cooperativismo, a Gincana Agrária também teve outro papel importante: incentivar a prática de atividades físicas. “Tivemos um grande evento, com competividade e diversão. Também foi muito importante a participação do público que prestigiou os jogos”, relatou José Luiz Spyra, educador físico que coordenou as competições.

Colaborador da IREKS do Brasil, Vinícius de Jesus Borges disputou os torneios de voleibol de areia e futebol sete. Ele ainda não tinha participado de ações do Dia de Cooperar, mas aprovou a Gincana criada pela Agrária. “É muito importante promover a solidariedade. Nos unimos, cooperamos e ainda nos divertimos”, destacou.

Deixe um comentário