Gestores e profissionais do Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Regional realizam primeira reunião para o planejamento de ações

Durante o encontro foram discutidos temas para a elaboração de um documento que propõe o modelo assistencial do CIS5RG, além de projetos que poderão ser desenvolvidos na sequência e que atendam as necessidades de todos os municípios que compõem o consórcio

Na manhã desta sexta-feira (4 fevereiro), gestores e profissionais da saúde de municípios que integram o Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Regional (CIS5RG) estiveram no auditório do Centro Universitário Campo Real para a primeira reunião de planejamento de ações, seguindo a demanda de cada um dos 20 municípios que compõem a regional.

“Nós queremos fazer com que esse consórcio seja inovador de fato, que atenda principalmente as necessidade dos municípios. Então, esse diálogo traz as demandas específicas para uma discussão de maneira conjunta visando a resolução desses problemas”, enfatizou a diretora executiva do CIS5RG, Maria José Mandu.

Durante o encontro foram discutidos temas para a elaboração de um documento que propõe o modelo assistencial do CIS5RG, além de projetos que poderão ser desenvolvidos na sequência e que atendam as necessidades de todos os municípios que compõem o consórcio.

“Esse documento será o alicerce do consórcio, onde através dele os municípios vão fazer um um contrato junto ao consórcio, para a disponibilização de tipos de serviços de cuidados que eles vão oferecer para população, tanto em termos especialidades, de exames de alta complexidade e as linhas de cuidados prioritários de atenção às doenças crônicas, hipertensão, diabete, gestante, criança e idoso. Então, hoje os gestores se reúnem para ver as necessidades e as peculiaridades de cada um, quais são os principais pontos críticos de cada município”, presidente do conselho consultivo do consórcio e Secretário de Saúde de Guarapuava, Jonilson Pires.

(Foto: Secom)

Na ocasião, os participantes puderam acompanhar uma oficina com a consultora da Secretaria de Saúde de Guarapuava, Dra Maria Emi, que pode trazer um panorama da importância dos consórcios para o desenvolvimento de projetos para a região.

“Vamos trabalhar sempre trazendo assuntos para serem debatidos, seja ele projeto ou serviço a ser implantado, estaremos previamente conversando com os municípios para atender todas as necessidade” salientou a diretora executiva do CIS5RG.

PRESENÇAS

Estiveram presentes representantes de Guarapuava, Goioxim , Foz do Jordão, Pitanga, Palmital, Turvo, Marquinhos, Virmond, Porto Barreto, Prudentópolis, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Boa Ventura de São Roque, Rio Bonito do Iguaçu, Reserva do Iguaçu e Pinhão.