Gestantes e lactantes de Guarapuava podem realizar teleatendimento em aleitamento materno pelo Call Center

O Call Center propicia o atendimento de pessoas mais distantes, com dificuldades de acessibilidade à UBS

A Secretaria de Saúde de Guarapuava, por meio do Call Center, estendeu o atendimento para gestantes e lactantes do município. A partir de agora, essas mulheres terão acesso ao serviço por demanda espontânea, por meio do primeiro contato via WhatsApp ou indicada pela própria Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

Desta forma, o profissional entrará em contato com a gestante ou lactante via WhatsApp, identificando qual a necessidade referente ao aleitamento materno, o manejo adequado e seguindo o protocolo referente à condição avaliada. Após, será agendada para uma teleconsulta com o profissional da enfermagem (atendimento virtual de saúde), pelo aplicativo Fala Saúde.

Na teleconsulta com a enfermeira, serão realizadas as orientações sobre o manejo. Se sanadas as dúvidas e dificuldades, mantém-se o monitoramento pelos dias seguintes, com a possibilidade de um novo atendimento. Se for percebida a necessidade de manejo presencial tanto para a criança quanto para a mãe, serão agendados horários específicos para a avaliação.

“Essa ação é importante porque visa a ampliação do acesso ao cuidado, oferecendo atendimento remoto com a mesma qualidade que o presencial. Isto comprova que o recurso é eficiente na área da promoção e apoio ao aleitamento materno”, destacou a enfermeira coordenadora do Call Center do município, Laís Bastos Depaoli Ribeiro. O horário de atendimento pelo Call Center é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo número (42) 99145-0841.

*Secom Guarapuava

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