Exposição ‘1, 2, 3, aperte o play’ promoveu troca de experiências entre professores da região

A mostra ocorreu no Centro Universitário Uniguairacá, durante a última quarta-feira (20), com materiais pedagógicos e formação continuada para os docentes

A Secretaria de Educação e Cultura (Semec) sediou a Exposição ‘1, 2, 3, Aperte o Play’, promovida pelo Núcleo de Cooperação Pedagógica com municípios que compõem o Núcleo Regional de Educação. A mostra ocorreu no Centro Universitário Uniguairacá, durante a última quarta-feira (20), com materiais pedagógicos e formação continuada para os docentes.  

“Nós pudemos apresentar o resultado da dedicação dos nossos professores que, com muita criatividade, fizeram diferença nessa pandemia para superar as dificuldades e levar o melhor conteúdo para os alunos”, declarou o secretário Pablo de Almeida.  

Segundo a técnica pedagógica do Núcleo, Sandra Nara Neves de Oliveira, a ideia da exposição surgiu observando a quantidade de material que havia sido produzido durante o período de atividades remotas. “Uma preocupação que as professoras tinham, era de não ter contato direto com os alunos, não ter vínculo constante com as famílias. Para manter esse laço, nós tivemos que nos reinventar. Trabalhar com diferentes metodologias para fazer o conteúdo chegar efetivamente ao aluno”, comentou a pedagoga. 

Além da exposição, o objetivo do evento era promover uma troca de experiências entre as docentes, que puderam dialogar sobre os métodos que poderiam ser inseridos também nas atividades presenciais.  

“Todas as professoras ficaram muito motivadas a participar, porque além de tudo é um dia diferente, de inserção em outros contextos. Por mais criativo, comprometido e competente que o professor seja, chega um momento em que falta criatividade. Então, entrando em contato com outros materiais, possibilidades e propostas de trabalho, ele visualiza como levar pro seu município e adequar conforme a realidade da escola que atua”, destacou Sandra.

Na formação ofertada aos profissionais foram discutidos os planos de transição da educação infantil para o 1º ano e do 5º para o 6º ano do fundamental. As Secretarias de Educação dos oito municípios do Núcleo (Campina do Simão, Candói, Guarapuava, Foz do Jordão, Guarapuava, Goioxim, Reserva do Iguaçu, Pinhão e Turvo) participaram do evento. Devido ao sucesso da Exposição, a expectativa do Núcleo de Cooperação Pedagógica com os municípios é que esse seja o primeiro de uma série de eventos.

*******Informações da Secretaria de Comunicação (Secom).