Estande do Paraná faz mais de mil atendimentos na Boat Show 2021

Objetivo foi divulgar os 78 atrativos de turismo náutico no Boat Show, o mais importante salão náutico da América Latina, que recebeu 36 mil visitantes. A organização estima uma movimentação de R$ 220 milhões em negócios

Com o intuito de divulgar destinos paranaenses para um público de todo o país, a Paraná Turismo e o Instituto Água e Terra registraram mais de mil atendimentos no estande paranaense na feira Boat Show 2021, mais importante salão náutico da América Latina e que reuniu mais de 100 marcas expositoras na capital paulista.

O evento, que terminou na noite desta quarta-feira, teve a presença de 36 mil visitantes e a organização estima uma movimentação de R$ 220 milhões em negócios.

“Foi uma participação espetacular, pois pudemos mostrar com muita clareza para este público o que queremos fazer: incentivar o turismo náutico com respeito ao meio ambiente. Nosso sonho é transformar o Paraná em dos principais polos de turismo náutico do Brasil. As belezas naturais nós já temos, agora precisamos fomentar os negócios ligados ao turismo ambiental”, disse o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes.

O Paraná tem 78 atrativos de turismo náutico registrados. Na Boat Show, a comitiva paranaense teve a oportunidade de conhecer possíveis parceiros comerciais. “Conhecemos uma startup que criou um aplicativo para locação de barcos para passeios e pescaria, uma espécie de ‘uber’ náutico. Uma ideia muito boa que já está presente em outros estados, e que pode ser muito útil em localidades como Paranaguá e outros pontos de pesca. Também conhecemos as mais novas tecnologias para a construção de piers e marinas, dentre outras novidades”, conta Nunes.

O presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, comparou o Paraná a uma ilha. “Somos cercados de água: temos o Oceano Atlântico, o Paranpanema lá em cima, o Rio Iguaçu embaixo, o lago de Itaipu e as praias na Costa Oeste, além de inúmeras represas. Quem tem barco tem o que aproveitar no Paraná, então participar de uma feira como essa é fundamental”, disse. “Temos a baía mais limpa do país em Paranaguá e um grande potencial também na baía de Guaratuba. A intenção do governador Ratinho Junior e do secretário Marcio Nunes agora é criar novas marinas para melhor receber esses barcos que vem de fora”, completou.

UCs – Para o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto, as Unidades de Conservação paranaenses – em especial as cinco do litoral com acesso por água, com o a Ilha do Mehl, a Ilha das Cobras, o Parque Estadual do Boguaçu, são potenciais atrativos para um público de outros estados. “Mas não apenas no litoral; apresentamos na feira outras áreas naturais em UCs com seu interior banhados pelos rios Paraná e Paranapanema e lagos, que também são unidades possíveis de atividades náuticas”, ressaltou.

Uma das responsáveis pelo estande, Ana Cavalheiro, da Paraná Turismo, destaca que a feira foi muito produtiva para divulgar os destinos aquáticos tanto no litoral quanto o de água doce. “Estamos no lugar certo e na hora certa para divulgar nosso Paraná”.

Dentre as personalidades que passaram pelo evento estavam os empresários Roberto Justus e Ricardo Almeida, os atores Júlio Rocha e Mariana Rios, o ex-jogador Emerson Sheik e integrantes da família Klink. “Muito importante que esses formadores de opinião conheçam os atrativos paranaenses, se interessem por conhecer e ajudem divulgar”, encerrou o secretário Marcio Nunes.