Escolas municipais retornam com aulas no formato presencial

Cerca de 17 mil crianças estão matriculadas na Rede Municipal de Ensino

Depois de mais um ano de ensino remoto e, mais recentemente, no formato híbrido, as aulas nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Guarapuava voltaram a ser prioritariamente presenciais nesta segunda-feira (18).

Cerca de 17 mil crianças estão matriculadas na Rede Municipal de Ensino. Pela manhã, o secretário de Educação e Cultura, Pablo de Almeida, esteve na Escola Padre Estanislau Cebula,  acompanhando o retorno dos 849 alunos. “Estamos bastante otimistas, Guarapuava tem atendido muitas questões de segurança sanitária e isso é um dos fatores que fez com que chegássemos no dia de hoje”, explica o secretário.

Com apenas sete alunos seguindo o modelo remoto, a Diretora do Colégio Cebula, Marcia Edling, destaca a disposição dos alunos que, desde o início do funcionamento híbrido da escola, seguem corretamente todos os protocolos. “Eles são bem responsáveis, eles sabem do uso da máscara, do álcool gel, de fazer a fila, de não furar fila, então com os alunos, professores e funcionários respeitando os protocolos estabelecidos, temos a esperança que vai ocorrer tudo bem”, concluiu Márcia.

O retorno respeita as medidas impostas pelos protocolos de biossegurança no município, estabelecendo o distanciamento de um metro entre os alunos. Além disso, as equipes devem seguir as medidas estabelecidas pelo Decreto Municipal nº 8.929/2021, como o distanciamento, aferição da temperatura, higienização das mãos e o uso constante de máscaras. 

O ensino remoto continua apenas para os alunos que, justificadamente, não puderem comparecer nas Unidades de Ensino, como nos casos de suspeita de Covid-19, comorbidades e a critério médico.

A vacinação levou à diminuição de casos de Covid-19, segundo avaliação da Secretaria, dando mais segurança para o ensino totalmente integral. “Com o uso das máscaras, o respeito diante do distanciamento, o uso do álcool gel e principalmente a vacinação, conseguimos chegar aqui, podendo presenciar esse retorno, que me deixa muito feliz”, concluiu Pablo.

******Informações da Secretaria de Comunicação (Secom).

Deixe um comentário