Editora da Unicentro publica livro sobre extensão universitária na área da saúde

A obra foi organizada a partir de trabalhos apresentados no Encontro de Extensão Universitária de 2018

O hall de exposições da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicentro (Proec) recebeu, na última semana, os autores dos 10 capítulos que compõem a coletânea “Extensão e comunidade – Promovendo a troca de saberes”, para o lançamento do livro publicado pela Editora da Unicentro. A obra foi organizada pelas professoras Paula Saldan e Elaine Maria dos Santos, a partir de trabalhos apresentados no Eaex, que é o Encontro de Extensão Universitária, realizado no ano de 2018.

A organizadora Paula, ao centro, com equipe da editora e parte dos autores (Foto: Coorc)

“Os 10 capítulos que compõem esse livro são trabalhos apresentados no Eaex, que passaram por um crivo da comissão científica, na época, e que versavam sobre a temática do evento, que era ‘Extensão e comunidade – Promovendo troca de saberes”. Então, nós fizemos um convite aos 10 melhores trabalhos do evento, pontuados como 10 melhores, para que ampliassem esses trabalhos para o capítulo de um livro da extensão universitária”, relata sobre o processo a professora Paula.

Um deles tem a autoria da professora Fátima Martinez, do Departamento de Enfermagem da Unicentro. Ele é um relato do trabalho desenvolvido com professores de escolas da rede pública – tanto estadual, como municipal – voltado para a compreensão da depressão e para a prevenção de casos de suicídio. “A gente vai para as escolas e trabalha com os professores ensinando eles a identificar essa doença dos alunos”, complementa.

Outro autor é o Fernando Sluchensci que, em 2018, participou, ainda como estudante de graduação, de um projeto de extensão intitulado “Laboratório de Anatomia” desenvolvido em outra instituição de ensino superior, a Uniguairacá. “Nosso capítulo”, conta, “fala sobre as atividades que nós desempenhamos dentro deste projeto – monitorias, minicursos, palestras, exposições e feiras, que nós fizemos para a população externa, para alunos da rede pública e também para os acadêmicos da universidade”.

A atual pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro, professora Lucélia de Souza, enaltece a iniciativa das gestoras de extensão de 2018 e organizadoras da coletânea recém-lançada. “Por meio desta obra, é possível disseminar o que é feito de extensão na nossa instituição para que as pessoas saibam das atividades realizadas, buscando transformações sociais, a troca de saberes, a disseminação do conhecimento científico e, também, contribuindo para o reconhecimento da formação dos nossos estudantes”.

*Coorc/Unicentro