Diretor do campus Guarapuava da Utfpr avalia positivamente o primeiro vestibular realizado em 2023

Marcelo Henrique Granza afirma que o vestibular veio para ficar como opção de ingresso na Utfpr, ao lado do tradicional Sisu

Pela primeira vez em 13 anos, o campus Guarapuava da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Utfpr) utilizou o vestibular como uma das formas de ingresso na instituição, em 2023. Antes, era apenas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Segundo o diretor geral da unidade, Marcelo Henrique Granza, o concurso foi positivo. “Tivemos uma boa procura”, explicando que, por ser um vestibular no meio do ano, teve um fator a mais: os alunos que ainda não concluíram o ensino médio.

Mesmo assim, a demanda é considerada satisfatória. “Mas ainda se espera que, para o vestibular de verão, teremos uma procura ainda maior da nossa comunidade”, destacando a regionalização do concurso, ou seja, de pessoas oriundas da região de Guarapuava. “Isso traz a comunidade regional para dentro da universidade”.

O diretor afirma que o vestibular veio para ficar como opção de ingresso na Utfpr, ao lado do tradicional Sisu. Aliás, anualmente são ofertadas 324 vagas, sendo 70% via vestibular e 30%, Sesu/Enem.

Localizado no bairro Cidade dos Lagos (na avenida Laura Pacheco Bastos, 800), o campus Guarapuava oferta quatro cursos de graduação, que são públicos e gratuitos: Engenharia Civil – Turno: manhã e tarde; duração: 5 anos; Engenharia Mecânica – Turno: Manhã e tarde; duração: 5 anos; Engenharia Mecatrônica – Turno: Tarde e Noite; duração: 5 anos; e Tecnologia em Sistemas para Internet – Turno: Noite; duração: 3 anos.

A instituição pleiteia a criação de mais três graduações, que dependem da contratação de docentes e técnicos-administrativos: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção.

O campus conta com uma infraestrutura de mais de 21 mil m² de área construída, com sete blocos didáticos, um bloco administrativo, um teatro em fase de finalização, um restaurante universitário, uma quadra poliesportiva, um campo de futebol, laboratórios e oficina.

São 948 estudantes, 69 professores (sendo 85% doutores) e 43 técnico-administrativos em educação (TAE).

Para mais informações, acesse o site da instituição (http://www.utfpr.edu.br/campus/guarapuava) e suas redes sociais, no Facebook (www.facebook.com/UTFPRgp) e Instagram (www.instagram.com/utfprgp/).

Deixe um comentário