Depois de três anos, desfile de Sete de Setembro volta a pintar as ruas de Guarapuava de verde e amarelo

Em razão da pandemia e do mau tempo, último desfile ocorreu em 2019. Neste ano, o evento foi realizado pela prefeitura de Guarapuava, por meio das Secretarias de Cultura, Turismo e Eventos, Trânsito e Transportes, Educação e Administração

Desde o começo da manhã, os guarapuavanos já estavam enfileirados na Rua XV de Novembro para assistir ao desfile de 7 de setembro nesta quinta-feira (7). Contra o frio e o vento, os cidadãos presenciaram o hasteamento das bandeiras, a revista das tropas e o desfile das Forças Armadas e de Segurança, escolas estaduais e municipais, faculdades e muitos outros grupos e associações.

Conforme o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, o desfile que comemora a Independência do Brasil é uma inspiração no fortalecimento do espírito cívico e na valorização das tradições.

“Este desfile não é apenas um evento; é um testemunho de nosso respeito pela independência e pela liberdade que nossos antepassados conquistaram com tanta dedicação e sacrifício. É um lembrete de que somos parte de uma nação vibrante, diversa e unida. Cada passo dado aqui representa nossa resiliência e determinação em face dos desafios que enfrentamos. Hoje, mais do que nunca, compreendemos o valor deste desfile, não apenas como uma celebração da independência, mas como uma celebração da nossa capacidade de nos adaptarmos e persistirmos”, pontou ou o chefe do executivo municipal.

O desfile das tropas começou às 9h, com as Forças Armadas, seguidas pelas demais Forças de Segurança, como a Polícia Militar, os Bombeiros e o SAMU. Depois disso, vieram as escolas, os CMEIs e as demais organizações. A finalização do desfile ocorreu pontualmente às 11h.

Foto: Secom Guarapuava

Antes do desfile, Rita Felchak, secretária municipal de Cultura, revelou suas expectativas:

“Estávamos ansiosos, pois há três anos não tínhamos um desfile de Sete de Setembro. E hoje, finalmente, chegou o dia, e está um dia lindo, ensolarado. Tudo está perfeitamente organizado e estamos totalmente preparados para este momento especial. Todas as entidades e escolas já estão posicionadas. Acredito que será um evento lindo, e tenho certeza de que aqueles que vierem assistir ficarão emocionados. A festa da independência é uma celebração para todos”, declarou.

A empolgação não ficou restrita só aos organizadores. Quem participou, também estava ansioso. “É a primeira vez que participo do desfile compondo a fanfarra. Estou muito empolgada e espero que tudo saia bem”, expressou a aluna do colégio Cívico Militar Manoel Ribas, Clara Stefany Oliveira, de 15 anos.

Foto: Secom Guarapuava

As expectativas foram superadas, conforme os participantes. Quem foi ao desfile, contou que apreciou. Lucina Moreira, de 62 anos, ressaltou a organização do evento. “Fazia tempo que eu não vinha. E valeu a pena. Tudo está muito bonito e organizado. Vim também pelo meu neto. Mas não só por isso. É bem gostoso assistir e hoje está muito lindo”, afirmou.

Marilene de Fátima Nunes Borges, avó de Jean Gabriel Nunes, de 15 anos, contou que é tradição na família assistir ao desfile, mas este ano está ainda mais especial. “Estou muito feliz por poder ter a oportunidade de assistir meu neto desfilar pela primeira vez. Já é tradição em nossa família assistir ao desfile cívico”, descreveu.

Deixe um comentário