Depois da chuva, frio deve voltar com tudo a Guarapuava

A temperatura pode cair mesmo é no domingo (18), com possibilidade de geada no horizonte guarapuavano. Afinal, os termômetros devem amanhecer registrando 1º C; e chegando, no máximo, a 12º C

Talvez os guarapuavanos estejam até estranhando. Nas últimas duas semanas, o frio deu uma trégua e uma espécie de veranico no período vespertino se impôs no cenário climático do município. Em pleno inverno.

Mas, para alegria de muita gente, as temperaturas devem cair novamente no terceiro planalto paranaense. Após as chuvas previstas para esta sexta-feira (16) e sábado (17), pode ter até mesmo uma geada no domingo (18).

É o que diz a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Sempre é bom reforçar de que se trata de uma probabilidade, ou seja, pode se confirmar ou não. Por isso, chama-se “previsão meteorológica”

Segundo o Simepar, a frente fria se afasta para a Região Sudeste do País ao longo de hoje. Contudo, a instabilidade atmosférica segue elevada principalmente do centro para o norte e leste do Paraná.

Os ventos nas camadas superiores continuam transportando umidade e calor da Região Amazônica para o estado, por isso, há previsão de chuvas com trovoadas na metade norte, centro, Campos Gerais e leste. Também há previsão de chuva no oeste e no sudoeste.

No caso de Guarapuava, deve chover nesta sexta e sábado. Boa parte da água deve cair hoje, pois a precipitação acumulada prevista é de 64.8 mm. 

E os termômetros variam entre 13º (mínima) e 14º C (máxima). É uma espécie de “achatamento”: quando as temperaturas mínima e máxima praticamente se “encontram” no desenho do gráfico.

Já no sábado (17), a probabilidade de ocorrência de chuva fica em 86% para Guarapuava, com precipitação acumulada na ordem de 4.4 mm. Primeiros sinais do retorno do frio, com mínima de 7º C e máxima, 17º C.

QUEDA

Porém, a temperatura pode cair mesmo é no domingo (18), com possibilidade de geada no horizonte guarapuavano. Afinal, os termômetros devem amanhecer registrando 1º C; e chegando, no máximo, a 12º C.

“No domingo o tempo volta a ficar estável em todo o Paraná devido a entrada de uma forte onda de ar frio e seco que avança do centro-sul da Argentina. O frio será muito rigoroso com previsão de geadas no Oeste, Sudoeste, Sul, Centro-Sul, Campos Gerais e sul da Região Metropolitana de Curitiba. Geadas moderadas a fortes estão previstas para o Sul, Sudoeste e Centro-Sul”, diz o serviço Alerta Geada.

Essa situação se “complica” na segunda-feira (19), quando a temperatura pode ficar negativa na “terra do lobo bravo”. O Simepar aponta -1º C.