Curso de Física da Unicentro completa 20 anos

Alunos e professores se reuniram para comemorar as duas décadas do curso

O Departamento de Física da Unicentro comemora, em 2022, 20 anos da sua fundação. Durante essas duas décadas, foram diversos  os projetos de fomento à pesquisa e a extensão, além da formação de professores que atuam do ensino básico ao superior. Pensando em relembrar a história do curso e homenagear todos aqueles que fizeram parte dela é que alunos e professores se reuniram em comemoração.

O vice-chefe do Departamento de Física, professor Paulo José dos Reis, destacou que o evento buscou evidenciar toda a trajetória do curso até a comemoração dos 20 anos. “Um resgate histórico de como o curso de Física foi criado e como as decisões que foram tomadas pelos criadores influenciaram a estrutura do Departamento”, disse. 

Durante a cerimônia de comemoração, foram homenageados os professores Juarez Matias Soares, Silverio Antonio Simon e Sandro Aparecido dos Santos, criadores do curso. Para o professor Paulo José, todo o empenho, dedicação e trabalho prestados pelos professores criadores são refletidos hoje, já que o curso figura entre os melhores do Brasil. “Os professores criadores prezaram pela contratação de professores doutores no início do Departamento de Física. Então, o nosso Departamento é muito heterogêneo. Nosso departamento surgiu independente, com professores atuando em diferentes áreas. Isso fornece para o estudante uma formação muito mais completa e é fácil de se verificar – hoje somos uma das melhores licenciaturas do Brasil”, ressaltou o docente. 

O diretor do campus Cedeteg, professor Ricardo Miyahara, que também integra o quadro de docentes do Departamento de Física, reiterou que os professores curso também atuam na pós-graduação, dando aulas e orientando em diferentes mestrado e doutorados ofertados pela Unicentro. “Em 2002, essas atividades iniciaram praticamente com esses três professores da Matemática e hoje nós temos um curso consolidado. Dos nossos nove professores do Departamento efetivos, oito estão em programas de pós-graduação. Realizamos atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma bem eficiente na formação dos alunos e isso fez que nós tivéssemos, esse ano, a possibilidade de comemorar os 20 anos”, avaliou Ricardo.   

Ricardo ressaltou, ainda, a importância de cursos de licenciatura, como é o caso de Física, enfatizando o caráter social da oferta ao priorizar a formação de qualidade de futuros professores. “Para o campus Cedeteg é importante que a gente tenha cursos desse tipo, que forma professores que vão atuar diretamente com a sociedade”.

Deixe um comentário