Criador do podcast Projeto Humanos, Ivan Mizanzuk participa de evento na Unicentro

O jornalista participará do Intercom Sul que ocorre de 8 a 10 de junho na Unicentro, em Guarapuava

O Professor universitário, escritor, produtor de podcasts e jornalista independente, Ivan Mizanzuk, será um dos participantes da abertura do Intercom Sul 2023, que neste ano ocorre na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e realizado, neste ano, pelo Departamento de Comunicação Social (Decs) da Unicentro.

Mizanzuk será uma dos convidados do painel de abertura do evento nesta quinta-feira (8). O tema será “A investigação jornalística como ferramenta de transformação social” e terá ainda a participação de Kátia Brembatti, jornalista, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e ganhadora dos Prêmios Esso e Global Shining Light Award. A mediação será da professora Ariane Pereira.

O jornalista Ivan Mizanzuk alcançou reconhecimento nacional com o Caso Evandro, quarta temporada do podcast Projeto Humanos. O profissional tem graduação em Design Gráfico pela PUC-PR e mestrado em Ciências da Religião pela PUC-SP, além de doutorado em Tecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

PODCAST

O Projeto Humanos é atualmente um dos maiores podcasts em formato storytelling no Brasil, com mais de 5 milhões de plays. A temporada que alavancou o projeto é o “O Caso Evandro“, que trata de um caso criminal ocorrido em Guaratuba, cidade do litoral do Paraná, em 1992.

“Envolvendo denúncias de magia negra, atuação de seita satânica, sacrifício de crianças e tortura policial, o caso gerou o júri mais longo da história do Brasil – 34 dias. Esta temporada chamou a atenção do público pelo aprofundamento e reviravoltas do caso, trazendo informações e desfechos inéditos do processo. Em 2021 foram lançados sobre o caso uma série pela Globoplay e um livro pela editora Harper Collins e em 2022 a série foi indicada ao Emmy International”, destaca o site oficial de Mizanzuk.

Depois do caso paranaense, Ivan lançou em abril de 2022 a temporada de “Altamira”. O podcast segue o formato do Caso Evandro, esmiuçando e trazendo informações inéditas sobre os crimes que ocorreram entre 1989 e 1993, em Altamira, no interior do Pará, onde vários garotos foram mortos com uma marca em comum: tinham seus órgãos genitais cortados.

INTERCOM

O evento deve reunir centenas de estudantes e professores das áreas de jornalismo, publicidade e propagando, design e relações públicas de diversas regiões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As duas últimas edições do Intercom Sul ocorreram em Porto Alegre (RS) e Balneário Camboriú (SC), em 2019 e 2022, respectivamente.

As atividades iniciam na quinta-feira (8), às 8h com credenciamento no Jardim de Inverno do Campus Santa Cruz. Depois, às 9h30 ocorre a cerimônia de abertura, com apresentação cultural da Orquestra Sinfônica Lobo Guará no auditório Francisco Contini, seguido pelo painel com Ivan Mizanzuk e Kátia Brembatti.

A partir das 14h tem início às apresentações de trabalho do Expocom. Na sexta-feira (9) ocorrem as apresentações das pesquisas do Intercom Júnior e das Divisões Temáticas. À noite, a partir das 18h, o Intercom apresenta, no auditório Francisco Contini, a conferência “Comunicação e Políticas Científicas: desmonte e reconstrução” com Juremir Machado da Silva, docente PUCRS, representante área Comunicação CNPq e coordenador do Comitê Assessor de Artes, Ciências da Informação e Comunicação CNPq. A mediação será de Cristiane Finger, docente da PUCRS e diretora Regional Sul Intercom. O Intercom Sul encerra as atividades no sábado com oficinas e minicursos pela manhã e com a cerimônia de encerramento e premiação do Expocom à tarde. Mais informações então disponíveis no site do evento (https://www3.unicentro.br/intercomsul2023/)

Deixe um comentário