Consumidores vítimas do golpe do PIX podem requerer a devolução do dinheiro

A função ficou disponível nesta terça-feira (16) após grande demanda

O PROCON de Guarapuava informa que, a partir desta terça-feira, o consumidor que tenha sido vítima de golpe ou fraude, pode requerer a devolução do PIX. A função já está disponível e deve trazer maior agilidade na devolução dos valores. Anteriormente havia a necessidade de instauração de procedimentos administrativos bilaterais que dificultavam a devolução das quantias.

“Essa possibilidade de diminuir os prejuízos dos consumidores em caso de fraude e golpes, entretanto, o consumidor deve ficar atento e comunicar seu banco imediatamente, para que seja possível realizar o estorno do valor”, orienta Luana Esteche, Coordenadora do Procon.

No caso de transferências equivocadas, os recursos poderão ser devolvidos pelo usuário recebedor com a função que já existia anteriormente.

Quem receber os recursos indevidamente, seja por fraude ou falhas operacionais, terá de ser notificado do débito em conta e a transação deverá constar no extrato de movimentações. 

Além disso, as instituições financeiras devem oferecer aos clientes a possibilidade de escolher limites de transação diferentes para o dia e para a noite. Essa decisão foi tomada porque a maioria dos crimes, como sequestros-relâmpago, acontecem no período noturno.

GOLPES

Apesar de ser uma funcionalidade prática e bastante popular entre os consumidores, o pix tem sido utilizado como meio auxiliar na prática de crimes, como o sequestro relâmpago e clonagem do whatsapp.

Esse crime acontece quando clonam o número de Whatsapp, através de um arquivo de vírus e começam a mandar mensagens para seus contatos, solicitando transferências em dinheiro. “Assim, antes de fazer qualquer transferência, ligue para a pessoa e confirme a informação”, orienta Luana.

 Em razão disso, o Procon reafirma os cuidados que devem ser tomados para que não caiam nesses golpes: 

– atenção redobrada ao fornecer seus dados, senhas pessoais ou códigos;

– não acredite em ofertas de prêmios e dinheiros que tenham link para clicar;

– não compartilhe links que não tenha conhecimento de sua veracidade ou se a fonte é segura e confiável;

– baixe aplicativos apenas de lojas oficiais;

– não transfira dinheiro sem antes falar com o titular da conta;

– Utilize sempre antivírus tanto no computador quanto no smartphone.

– verifique seus extratos bancários com regularidade.

Saiba como solicitar a devolução:

– caso tenha caído em um golpe, realize imediatamente o boletim de ocorrência e informe sua agências bancária onde a mesma deverá iniciar a tratativa junto ao banco do usuário pagador.

SECOM/Pref. de Guarapuava