Com sábado de temperatura em 5,9º C, Guarapuava deve ter domingo (19) com mínima de 5º C

“Domingo amanhece com frio no Paraná. Possibilidade inclusive de geadas fracas no sudoeste e no centro-sul paranaense”, diz o Simepar

Com temperatura média em 5,9º C, mas sensação térmica de 5º C, o município de Guarapuava amanheceu mais gelado neste sábado (18 jun 2022), confirmando a previsão anunciada pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) na sexta (17) de chuvas (quase 20 mm).

Às 14h de sábado, os termômetros já estavam em 14,8º C, na parte mais quente do dia, segundo o Simepar. “O amanhecer apresentou temperaturas baixas em algumas regiões do Paraná, principalmente no Centro-Sul. A frente fria já se afastou e parou de chover no estado. Predomínio de sol nesta manhã e também é a previsão para o período da tarde, no entanto as temperaturas permanecem amenas”, diz o meteorologista Lizandro Jacóbsen, ao site do Simepar.

Para domingo (19 jun 2022), a previsão do instituto é de cenário semelhante na “terra do lobo bravo”, com mínima na casa de 5º C e máxima, 15º C.

“Domingo amanhece com frio no Paraná. Possibilidade inclusive de geadas fracas no sudoeste e no centro-sul paranaense. Entre os Campos Gerais, RMC e litoral presença de muitas nuvens pela manhã, com o sol aparecendo ao longo do dia. A partir da tarde áreas de instabilidade avançam do Mato Grosso do Sul em direção ao Estado, proporcionando ocorrência de chuvas principalmente entre o oeste, noroeste e o norte pioneiro”, afirma o site do Simepar.

SEGUNDA-FEIRA
Segundo o serviço Alerta Geada, a segunda-feira (20) ainda amanhece com temperaturas baixas na metade sul do Paraná. Condições favoráveis para formação de geada entre o sul, sudoeste, oeste e centro-sul.

No mapa do serviço, Guarapuava está dentro da faixa verde, ou seja, de possível ocorrência de geada fraca.

Mas a previsão também é de chuvas para o maior município do terceiro planalto paranaense, com precipitação acumulada em 4.6 mm. A temperatura deve oscilar entre 10º C (mínima) e 18º C (máxima).

INVERNO

O inverno de 2022 começa astronomicamente às 6h14 do dia 21 de junho, quando ocorre o solstício de inverno, e se estende até às 22h04 do dia 22 de setembro, data do equinócio da primavera.