Com previsão de geada e abaixo de zero, quinta-feira deve ser o dia mais frio da semana

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a terceira onda de frio intenso em 2021 seguirá o padrão do inverno paranaense, caracterizado por um clima frio e seco e temperaturas mínimas variando entre -1 °C e -5 °C. Ou seja, longe de previsões catastróficas

Alvo de preocupações e até mesmo de fake News, o frio previsto para esta semana no Paraná promete ser intenso e duradouro. Exageradamente, muitos falam no “pior inverno do século”.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a terceira onda de frio intenso em 2021 seguirá o padrão do inverno paranaense, caracterizado por um clima frio e seco e temperaturas mínimas variando entre -1 °C e -5 °C. Ou seja, longe de previsões catastróficas.

O frio mais rigoroso, aponta o serviço social autônomo vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest), será entre os dias 28 e 30 de julho, especialmente nas regiões Sudoeste, Sul, Central e Campos Gerais. Nesse período há indicativo para ocorrência de geadas fortes e generalizadas em todo o Paraná.

Para Guarapuava, o dia mais gelado da semana deve ser nesta quinta-feira (29 julho), quando o Simepar projeta uma temperatura de -4º C (mínima); e a máxima não passa dos 10º C. Mas, antes, os termômetros podem registrar -3º C já nesta quarta (28), após a passagem da chuva de terça-feira (27).

Sem contar também a geada. Segundo o serviço Alerta Geada, uma forte massa de ar polar ingressará no Paraná. Nesta quarta-feira (28), há previsão de ocorrência de geadas em grande parte do Estado. “Somente na região litorânea e extremo Norte/Noroeste paranaense, divisa com o estado São Paulo, apesar do forte resfriamento, não há previsão de formação de geadas”, diz.

E, nos dias subsequentes (29 e 30), a geada atingirá todo o Paraná e será de intensidade forte a moderada.

Inclusive, a maior cidade do terceiro planalto paranaense pode ter geada de quarta até sexta-feira (30), com variações de -3º C (quarta), -4º C (quinta) e -1º C (sexta). No fim de semana, os termômetros sobem um pouquinho: mínima de 1º C (sábado, 31 de julho) e 6º C (domingo, 1º de agosto).