Celso Góes solicita apoio do Governo do Estado para abertura do Centro de Especialidades

A Secretaria de Estado de Saúde se comprometeu a entregar a estrutura do Centro de Especialidades em condições de uso

O presidente do Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Regional (CIS-5ª Regional) e prefeito de Guarapuava, Celso Góes, liderou na tarde de terça-feira (5) uma comitiva formada por funcionários do município e do Estado, vinculados à 5ª Regional da Saúde, além de representantes de hospitais da cidade, para apresentar ao secretário estadual de Saúde, Beto Preto, e ao diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Jr, um plano para a organização e funcionamento de alguns serviços de saúde em âmbito regional, tendo Guarapuava como sede. O encontro foi em Curitiba. 

“Estamos solicitando ao secretário Beto Preto, via ofício, o pedido de cessão do prédio do Centro de Especialidades, que hoje pertence ao Estado, e também a contribuição na manutenção de alguns serviços para os primeiros seis meses de funcionamento. Essa é a prioridade no consórcio regional”, disse Celso Góes.

Com a unificação de quatro consórcios (CIS Paraná Centro Oeste, Cis Paraná Centro, Cisgap e Assiscop), será implantada a regionalização do atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com ambulâncias cedidas pelo Estado e a cessão administrativa do Centro de Especialidades para o CIS-5ª Regional. 

Entre as demandas apresentadas está o apoio financeiro do Estado para complementar o orçamento de manutenção do Centro nos próximos meses (como gastos com energia e água, por exemplo). Também foram discutidas quais medidas devem ser tomadas pelo Governo para dar continuidade aos serviços do Hospital Regional no pós-pandemia.

A Secretaria Estado de Saúde se comprometeu a entregar a estrutura do Centro de Especialidades em condições de uso, após passar por adequação dos espaços, permitindo a unificação do atendimento da saúde regional. A meta estabelecida é viabilizar o atendimento ao público no final do ano ou até, no máximo, o início do ano que vem.