Celso Góes realiza a entrega do CRAS II no bairro Morro Alto
Foram reformadas três salas, que ficaram mais amplas para as atividades em grupo, cozinha, almoxarifado, sala da equipe técnica, do Cadastro Único e da recepção
Na tarde de terça-feira (25), o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, junto da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi, realizou a entrega do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II), no bairro Morro Alto, após conclusão de reformas. Os trabalhos foram realizados com recursos próprios do município.
Visando entregar um serviço assistencial com mais conforto e qualidade para a população, foram reformadas três salas que ficaram mais amplas para as atividades em grupo. Houve ainda, melhoria na cozinha, no almoxarifado, na sala da equipe técnica, no setor de Cadastro Único e na recepção. Além disso, a unidade ganhou novas janelas para melhor ventilação, além de novas portas. O banheiro para os usuários agora tem acesso pela parte externa.
“Temos que ressaltar que o Cras talvez seja um dos órgãos mais importantes para as famílias que vivem em estado de vulnerabilidade. E as crianças que aqui estão são o futuro. Precisamos ter essa atenção para com elas. E é somente por meio do Cras que se consegue dar um direcionamento. A partir dos cadastros, as equipes podem acompanhar a frequência escolar dessas crianças e assegurar que elas não convivam com violência familiar. Aliás, o trabalho da equipe social de Guarapuava é maravilhoso. Por isso, nós temos o compromisso de entregar também todos os Cras reformados para a população. Estamos cuidando das pessoas que mais precisam e vamos continuar assim até o fim do mandato”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi, salientou a importância da atenção do prefeito Celso Góes para com as unidades de atendimento de assistência social do município de Guarapuava.
“Hoje é um dia de muita alegria para todos nós da Assistência Social. Estamos entregando uma demanda antiga. Eu posso dizer que é um sonho nosso. Eu me lembro que essas reformas foram viabilizadas após uma visita às unidades do Cras em 2021, as quais o prefeito acompanhou. Naquela oportunidade, entregamos essa mudança que foi toda realizada com recurso do município. É a primeira vez na história que temos uma reforma tão grande nos espaços da Assistência Social. É muito bom trabalhar em um espaço bonito e reformado. Serão 6,8 mil famílias tendo um atendimento com maior qualidade em um espaço repaginado e adequado. Eu agradeço a essas pessoas que frequentam esse Cras diariamente. Enfim, só tenho a agradecer por viver isso e por conseguir possibilitar uma política de Assistência Social melhor em Guarapuava”, ressaltou a secretária.
Para a coordenadora do CRAS II, Luciele Henrique, as reformas contribuem para o melhor atendimento dentro da unidade. Ela citou que, com o novo ambiente, até a equipe se sente mais motivada para o trabalho.
“É muito gratificante chegar hoje aqui e apresentar um dos nossos serviços do Cras, o trabalho com crianças e adolescentes, que é de prevenção. A criança que está no Cras aprende sobre todos os tipos de violência e, se ela porventura sofrer algum tipo de agressão, ela aprende também onde denunciar, a quem procurar para pedir ajuda. E é tão bonito o nosso trabalho com os idosos também. Cada vez mais, nós temos idosos participando dos grupos e saindo de situações de violência que se encontravam nas casas. Alguns, estão saindo da situação de isolamento. Então é muito importante para nós a ampliação e a reforma do Cras. Hoje nós temos quase cem pessoas inscritas em serviços de convivência. Com a reforma, nós conseguimos atender a mais pessoas. Temos em média, mais de três mil atendimentos por mês. São atendimentos individuais. Além disso, há mais de cem pessoas que são atendidas nos grupos em forma de prevenção”, sublinhou a coordenadora.
Em nome dos usuários e usuárias, a dona Cleunice Fátima de Lima, que é participante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para idosos, falou das atividades que participa no Cras e sobre a importância da entrega de uma unidade com melhorias para a população. Segundo ela, um local com melhores condições proporciona melhor desenvolvimento.
“É muito bom, bem gostoso. Aqui, você aprende muita coisa boa. Eu faço ginástica, eu danço. No ano passado, fui a rainha dos idosos. Sou conselheira dos idosos aqui do CRAS II também e é maravilhoso. As professoras são todas perfeitas. Elas têm muito amor e carinho com nós idosos. E essa reforma foi muito boa”, comentou dona Cleunice.
Emilly Roberta Galvão, participante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes, também falou que, para ela, é muito importante ter um local adequado para realizar as atividades que participa no Cras.
“Aqui a gente brinca, se diverte. Tem aula de violão, dança e educação física. É muito bom. Eu gosto muito do Cras, eu nem sabia que tinha essas atividades, até que me mudei para cá e comecei a participar. A gente faz bastante oficina. Por isso, é muito bom ter o Cras”, comentou a criança.