Celso Góes faz entrega de viaduto sobre a linha férrea na Avenida Aragão de Mattos Leão
Em clima de festa, a obra foi entregue à população na manhã desta segunda-feira (2). A nova ponte sobre a linha ferroviária une modernidade, qualidade e conforto. A construção foi realizada com recursos próprios do município
Na manhã desta segunda-feira (2), o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, fez a entrega de uma obra considerada de suma importância para a população local. Trata-se do viaduto sobre a linha férrea na Avenida Aragão de Mattos Leão. Os trabalhos duraram pouco mais de um ano. A obra que une modernidade, segurança e beleza, vai beneficiar toda a população, uma vez que o trecho é uma das mais importantes vias de acesso aos bairros da cidade e às rodovias que cortam o Município. O viaduto foi interditado no dia 21 de julho de 2022. Na ocasião, um estudo realizado pela empresa Rezende & Roman Projetos e Construções, a pedido da Secretaria de Obras do Município, apontou que a estrutura corria risco iminente de desabamento.
A partir de então, os trabalhos para sanar os problemas começaram o mais rápido possível. Interditar a passagem pela via foi a primeira atitude da Secretaria de Obras. Cuida da documentação, bem como da licitação para que os serviços tivessem início, foi a foi a segunda preocupação por parte da administração de Guarapuava. Além da construção da pista de rolamento, a nova ponte conta com espaço destinado à passagem de pedestres, além de uma praça ao lado com vasto gramado, local para descanso e arborização.
“É com muita alegria que anuncio a conclusão dos serviços de construção do viaduto sobre a linha férrea na Avenida Aragão de Mattos Leão. Hoje temos a satisfação de entregar este espaço para a nossa população. Esta foi uma obra de grande complexidade e que exigiu muito de todos nós da administração municipal. Foi um trabalho difícil de ser realizado, pois o tráfego dos trens não podia ser interrompido. Houve ainda, questões judiciais por parte da empresa ferroviária, mas conseguimos superar tudo isso e dar sequência a este importante trabalho que, além de beneficiar a todos, também é um espaço de beleza, pois no terreno ao lado, construímos um grande espaço gramado, com a plantação de muitas árvores e local de descanso. Não é uma simples ponte. Aqui, priorizamos a segurança tanto dos motoristas quanto dos pedestres. Portanto, este é o fim de um problema para os moradores da região que agora, terão a passagem livre”, discorreu Celso Góes.
“Hoje faz exatamente um ano que assumi a Secretaria de Obras de nossa cidade. Desde o início, o viaduto da Avenida Aragão de Mattos Leão, era motivo de preocupação devido à sua condição precária. Agora, esta obra se torna um símbolo de progresso e segurança em Guarapuava. A conclusão deste importante serviço, representa uma significativa melhoria na mobilidade urbana e na qualidade de vida de todos que transitam pela região. Agradeço a todos, sobretudo ao prefeito, pela confiança, uma vez que quando assumi a Secretaria de Obras, foi preciso viabilizar condições para construir o viaduto com rapidez e com qualidade, pois afinal, trata-se da segurança das pessoas”, declarou a secretária de Obras de Guarapuava, Jacqueline Satiko Tsuji.
HISTÓRICO
O viaduto que fica sobre a via férrea na Avenida Aragão de Mattos Leão, em Guarapuava, foi interditado no dia 21 de julho de 2022. Um estudo realizado pela empresa Rezende & Roman Projetos e Construções, entre os dias 9 e 19 de maio daquele mesmo ano, a pedido da Secretaria de Obras do Município, e com laudo apresentado no dia 20 daquele mês, apontou que a estrutura corria risco iminente de desabamento. Portanto, a interdição imediata foi necessária.
A partir de então, começaram os trâmites legais para a reconstrução daquele acesso importante para a cidade. A obra foi autorizada, a empresa contratada, e os trabalhos prosseguiram. A execução de todo o serviço foi com recursos próprios do Município.