Caravana Paraná Unido pelas Mulheres passa por Guarapuava unindo serviços e cidadania

Mais de 40 municípios participam do encontro que tem o objetivo de mobilizar os agentes municipais na promoção de políticas públicas para mulheres; ação contou com a presença da secretária de Estado da Mulher, Leandre Dal Ponte

Reunindo representantes dos municípios da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro) e da Cantuquiriguaçu, a Caravana Paraná Unidos pelas Mulheres movimentou o Teatro Municipal Marina Karam Primak, em Guarapuava. A ação lançada pelo governo do Paraná através da Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial (Semi) tem apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e demais associações municipais regionais.

Em Guarapuava, a secretária de Estado da Mulher, Leandre Dal Ponte, destacou que o objetivo é aproximar cada vez mais os serviços oferecidos hoje pelo governo estadual, do cidadão paranaense, e principalmente, das mulheres paranaenses.

“O programa Caravana Paraná Unido pelas Mulheres é justamente um primeiro passo na mobilização para que a gente possa instituir nos municípios um interlocutor específico, responsável, com capacidade técnica, administrativa e jurídica, na política voltada para as mulheres. O governador, no início de janeiro, criou a Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial e Pessoa Idosa e também em março criou o Fundo Estadual dos Direitos da Mulheres, e assim ele cria um arranjo de governança estadual, mas para que a gente possa ter efetividade nas políticas públicas, nós precisamos que também os municípios possam fazer essa organização a nível local”, destacou Dal Ponte.

A intenção do Estado com esta ação que ocorreu em Guarapuava é assessorar as equipes técnicas dos municípios na formulação de políticas públicas para as mulheres, para que tenham capacidade de enfrentar todas as formas de violência, e ao mesmo tempo, promover o protagonismo, criando oportunidade para que elas saiam do ciclo de violência.

“Com a criação do fundo estadual, a gente tem incentivado os municípios a criarem os fundos municipais, que é a forma que nós temos de financiar ações nos municípios para que a gente possa auxiliá-los nesse cofinanciamento, mas também trazer recursos para que novas políticas, novos programas possam ser implementados”, afirmou a secretária.

Para a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Scharan, é uma honra Guarapuava receber a caravana porque demonstra que a cidade é uma referência para todo o Estado no enfrentamento da violência e na promoção de Políticas Públicas. “Poder receber diversos municípios aqui, pra gente mostrar um pouco do que a gente faz, a diferença que faz ter uma secretaria direcionada às políticas para as mulheres, é realmente gratificante”, disse.

Eva Schran, Leandre Dal Ponte e Bruna Spitzner (Foto: Redação/Correio)

NUMAPE
Ainda na quinta-feira (20) a secretária Leandre participará na inauguração do Núcleo Maria da Penha (Numape) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

“Aqui no município de Guarapuava a Unicentro presta um excelente serviço para a sociedade, não só no campo da academia, mas também da extensão. Através de um programa de extensão acadêmico, ele atende mulheres no campo psicológico e no apoio do campo jurídico’, lembrou.

CAMINHADA
No sábado (22) as ações seguem no município com a caminhada do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, ação que ocorre ainda em pelo menos outras cidades do Estado. “Não é sem razão que nós escolhemos essa data do dia 20 de julho para estar aqui em Guarapuava com a Caravana, justamente porque ela precede 22 de julho, que é o Dia Estadual do Combate ao Feminicídio. Nós lançamos recentemente a campanha estadual Paraná Unido no Combate ao Feminicídio e a gente tem insistido nessa palavra de união. Para combater a violência não basta só ação do estado, precisa que a sociedade se engaje e nós vamos promover no dia 22, em memória a Tatiane Spitzner, que é de Guarapuava, uma jovem que foi assassinada brutalmente, justamente um ato de solidariedade aos familiares das vítimas do feminicídio, em memória às vítimas e principalmente pelo fim da violência”, lembrou a secretária Leandre.

A vereadora Bruna Spitzner, procuradora da mulher na Câmara de Vereadores de Guarapuava e prima de Tatiane Spitzner, comenta que a ação do 22 já ocorre no município desde 2019. “Esse ano, como nós temos a secretaria de Estado, a gente tomou uma força um pouco maior. Em parceria com municípios do Estado do Paraná a gente vai fazer a caminhada do meio-dia, que vai sair da Atrito [cruzamento da XV de Novembro com a Saldanha Marinho], a concentração será às 11h30, todo mundo de camiseta branca, levando uma florzinha. Não é só para as mulheres, essa é uma causa que precisa envolver a sociedade como um todo. Vamos caminhar até a praça 9 de dezembro, onde lá estarão dispostas as 77 cruzes simbolizando as 77 mulheres que foram assassinadas em 2022 aqui no Paraná e também teremos as ações de praxe que fazemos todos os anos”, afirmou Bruna.

Deixe um comentário