Campanhas em novembro lembram de cuidados diversos com a saúde

Do cuidado com a saúde masculina aos cuidados com os bebês nascidos prematuros, Guarapuava terá ações do longo deste mês

Se o mês de outubro é rosa e todo dedicado às mulheres, o mês de novembro é especial para a população masculina. Ainda com muitos tabus e receio de falar sobre o assunto, os homens merecem e precisam de cuidados especiais com sua saúde.

Além da prevenção ao câncer de próstata, que marca o mês de novembro, a época é importante para o cuidado com a saúde masculina de um modo geral. Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, 46% dos homens entrevistados só vão ao médico quando sentem algo.

Por isso, durante a campanha do novembro azul, reforça-se a importância dos cuidados com a saúde e exames preventivos. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

A melhor arma contra esse tipo de câncer é o diagnóstico precoce. Por isso, é preciso estar atento aos fatores de risco para a doença. Histórico familiar de câncer de próstata em pai, irmão e tio, obesidade e raça (homens negros sofrem maior incidência do câncer de próstata) são os principais fatores de risco.

Para aqueles que estão dentro do grupo com fator de risco, a consulta com o urologista deve começar a partir dos 45 anos. Para os demais, a partir dos 50 anos. É o urologista que irá realizar o exame do toque retal e indicar o PSA. Apesar do preconceito, o toque retal permite ao médico avaliar alterações na glândula e cerca de 20% dos pacientes portadores da doença são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Exames de imagem como o ultrassom também podem ser úteis no diagnóstico precoce da doença.

Em sua fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Quando os sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada. Por isso consultar o urologista e realizar os exames necessários é fundamental para o sucesso do tratamento.

Até o final do mês de novembro, o Hospital São Vicente Unidade Cidade dos Lagos está com condições especiais para Ultrassonografia e Ressonância Magnética da Próstata. Entre em contato pelo WhatsApp (42) 99115-2967 e saiba mais.

Além desses exames, a Mamografia, Ultrassonografia de mamas e  transvaginal continuam com condições especiais até o final do mês.

CÂNCER BUCAL 

Durante todo o mês de novembro, ações marcam a prevenção para o câncer bucal. São estimados 15 mil novos casos no Brasil por ano, sendo 900 deles no Paraná. Por isso, alertar a população sobre os sintomas, sinais de alerta e prevenção faz parte dos pilares do Hospital São Vicente, que versam não só no tratamento, mas na prevenção e diagnóstico de doenças como o câncer.

Os principais sinais de alerta são lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengiva, céu da boca ou bochechas, nódulos no pescoço e rouquidão persistente. Em casos mais avançados, há dificuldade para engolir e falar, sensação de que algo está preso na garganta e dificuldade para movimentar a língua.

Dessa maneira, é importante estar atento a qualquer alteração na boca, como aftas que não cicatrizam. Ao notar qualquer sinal suspeito, é importante buscar o atendimento de um dentista.

NOVEMBRO ROXO

Além das campanhas de prevenção ao câncer bucal e de próstata, o mês de novembro também marca a prevenção e cuidados com os bebês nascidos prematuros.

O nascimento prematuro pode ocasionar implicações ao recém-nascido. Entre elas, problemas pulmonares, deficiências motoras, infecções respiratórias crônicas, doenças cardiovasculares, diabetes e ainda a possibilidade de problemas de aprendizagem ou comportamentais. Por isso, garantir o cuidado após o nascimento e prevenir o parto prematuro é muito importante.

O tema da campanha deste ano é Pequenas Ações, GRANDE impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares. Pensando nisso, o Hospital São Vicente promoverá duas ações no dia 17 de novembro, dia Mundial da Prematuridade. A primeira delas será proporcionar a todos os bebês da UTI Neonatal e Médio Risco o contato pele a pele com as mães, por meio do projeto Canguru, que será iniciado nesse dia e continuará na instituição.

Já a segunda ação será um Seminário para profissionais, acadêmicos, pais e futuros pais. No evento, haverá a participação de ex-pacientes da UTI Neonatal do Hospital São Vicente para um desfile, além de palestra e mesa redonda com profissionais e pais.