Campanha nacional de multivacinação busca completar carteirinha de imunização em crianças e adolescentes

Em 16 de outubro também será realizado o ‘Dia D’ de vacinação no Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisgap)

Neste mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) integra as ações da Campanha Nacional de Multivacinação que visa proteger crianças e adolescentes menores de 15 anos, mais especificamente, 14 anos 11 meses e 29 dias com as vacinas que estão atrasadas ou faltando. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já estão aplicando as vacinas previstas pela Campanha em dias diferentes aos da imunização contra a Covid-19.  Em 16 de outubro também será realizado o ‘Dia D’ de vacinação no Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisgap). 

A mobilização reforça a importância da vacina para evitar doenças como o sarampo, febre amarela, rubéola e varicela. De acordo com o médico Hiagor Silva, chefe da Vigilância Epidemiológica, as taxas de vacinação caíram muito nos últimos dois anos por consequência da pandemia, por isso é importante as famílias buscarem as UBS para completar a carteirinha de vacinação. 

“Acreditamos que a pandemia dificultou ainda mais o acesso aos locais, restringindo os atendimentos e impedindo que as pessoas saíssem de casa. Por isso que estamos tendo essa campanha, para que quem não se imunizou completamente possa tomar suas vacinas”, afirmou. 

As vacinas disponibilizadas são: BCG, Hepatite A e B, Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), Penta (DTP/Hib/Hep B), Febre amarela, Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite),  SCRV (Sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

É fundamental levar um documento da criança e carteirinha de vacinação. Os moradores devem buscar a UBS mais próxima da residência para saber em quais dias há vacinação ou irem ao CISGAP no ‘Dia D’.